VI Domingo da Páscoa: Missa na Catedral e na Paróquia de São José, em Camalaú

Atualizado em 14/05/23 às 00:005 minutos de leitura287 views

Neste domingo, 14, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu duas missas; sendo a primeira delas, pela manhã, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, e a segunda, à tarde, na Paróquia de São José, em Camalaú-PB, quando na ocasião presidiu a Crisma de 57 jovens e adultos.

Jesus, no Evangelho deste domingo, Jo 14,15-21, diz aos seus discípulos que rogará ao Pai e Ele enviará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco; o mestre se referiu ao Espírito Santo, a força que vem do alto. Partindo dessa premissa, o bispo, pela manhã refletiu que o Espírito da Verdade é, antes de tudo, do amor.

“O Espírito Santo nos santifica para realizarmos a vontade de Deus, ao tempo em que, fazendo a vontade divina, santificamos em nossos corações o Senhor Jesus Cristo, porque devemos sempre dar razões da nossa esperança para todos, ou seja, para quem no-la pedir, tal como nos incita São Pedro, na Segunda Leitura (1Pd 3,15). Deus concede-nos o Seu Espírito Santo, potência do amor, para que amemos; e, amando, Ele permanecerá ainda mais no coração de quem ama”, pregou.

Segundo pregou, à medida em que os cristãos vivem no amor desejado por pelo Senhor, ganham um alto representante diante do trono de Deus, que nos testemunhará também diante das querelas e indagações do mundo: “tal como nos garante Jesus, ser-nos-ão concedidas palavras tão acertadas, que não conseguirão nos resistir ou rebater. E, se o Espírito Santo nos representa, em simultâneo O representamos, de forma que a presença de um cristão num ambiente, numa circunstância, em tudo enfim, deverá irradiar o Espírito de Deus, e não contrariá-Lo ou mesmo negá-Lo”, disse.

Concluiu a sua pregação pela manhã desejando que o Espírito da Verdade, nos faça amar com maior afinco a Deus e aos irmãos, ‘a fim de que se tornem testemunhas Daquele que habita nós’.

Missa em Camalaú.

A Paróquia de São José, em Camalaú-PB, na cariri, contou com a graciosa presença do bispo para a realização da crisma de jovens e adultos. O Senhor Bispo foi acolhido pelo Padre Erinaldo e por toda a comunidade. Aos crismandos e ao povo de Deus, Dom Dulcênio refletiu que com a presença do Espírito Santo, a Igreja formada pelos seus fiéis jamais se sentirá órfão.

“O Espírito do Ressuscitado permanece conosco, no nosso Batismo, pela Liturgia e pelo apostolado da Igreja. Pelo Batismo: quando nos tornamos habitáculo de Deus; pela Liturgia: que é ação do Espírito, que nos eleva ao Pai e nos oferece o Cristo em Pessoa nas espécies eucarísticas do pão e do vinho consagrados nos Seus adoráveis Corpo e Sangue; pela atividade apostólica dos filhos da Igreja no mundo, onde, com os nossos afazeres, cumprimos, se embasados pelo Evangelho, a nossa missão cristã, graças às inspirações do “Doce Hóspede de nossa alma”, não obstante as dificuldades”, pregou.

Aos fiéis da Paróquia de Camalaú-PB, o bispo concluiu a sua homilia pedindo que a assistência constante do Espírito Santo, o Defensor, auxilie toda a igreja para o reconhecimento da presença de Deus ao nosso lado, principalmente nos momentos das provações à nossa fé.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Catedral e Pascom de Camalaú-PB.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia