Formação Permanente do Clero acontece no Seminário

Atualizado em 09/05/23 às 00:005 minutos de leitura366 views

O Clero Diocesano de Campina Grande, em seus padres e diáconos, está reunido no Seminário São João Maria Vianney, no bairro do Alto Branco, para a sua Formação Permanente, encontro que acontece entre os dias 09 e 11 de maio, e este ano está sendo assessorado pelo Padre Crispim Guimarães, membro da Comissão Vida e Família da CNBB e Assessor Nacional da Pastoral Familiar.

O Padre Crispim está na Diocese Campinense desde a última sexta-feira (05) para uma série de formações voltada para o Setor Vida e Família; o padre conheceu a realidade pastoral Familiar da Paróquia das Graças; no sábado se reuniu com os coordenadores paroquiais da Pastoral Familiar.

No domingo sentou com outras lideranças de expressões eclesiais que trabalham com a família; formou os seminaristas e agora se reúne com o clero no decorrer desses dias para discutir essa pauta tão atual e pertinente, a família, o Santuário da vida.

Quem acolheu o Padre Crispim na formação do Clero foi o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que na sua fala de abertura deste momento formativo situou o seu presbitério acerca do objetivo da formação, que consiste numa abordagem geral sobre a dinâmica da Pastoral Familiar e a sua relação dentro e fora da igreja.

O bispo ainda enfatizou o importante papel da Pastoral Familiar, que além de um serviço realizado de forma organizada e planejada, com metodologia própria, tem apoiado a família de modo singular, e junto a elas evangelizado, e assim pontuou:

“A Pastoral Familiar é uma resposta da igreja aos desafios contemporâneos, é a resposta da Igreja às dificuldades da família hoje. É um serviço de apoio à família, para que esta, a partir de sua realidade, possa existir e viver dignamente, crescer em seus relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. E volto a dizer, nossa evangelização depende em grande parte da igreja doméstica”, disse.

Dom Dulcênio ainda agradeceu à Pastoral Familiar da diocese, pelos esforços empreendidos e pelo êxito na missão, também rendeu graças pela visita do Padre Crispim agradecendo-lhe publicamente pelo imenso bem que tem feito ao Setor Vida e Família da CNBB.

“Agradeço imensamente, de consciência reta, o bom êxito pelo trabalho da Pastoral em nossa Diocese, bem como pelo trabalho incansável que tivemos juntos nesta igreja particular de Campina Grande, todavia, de modo mais extenso, ao Padre Crispim. Que fez um trabalho lúcido e muito perspicaz junto à Pastoral Familiar. Padre Crispim, como assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, pôde levar um frutuoso trabalho aos corações necessitados das famílias e aos corações esperançosos dos Bispos do Brasil. Portanto, agradeço seu trabalho junto à Conferência, ao passo que agradeço aos meus colaboradores no Regional Nordeste 2 (seja líderes ou coadjutores da Pastoral e ao clero da minha amada Diocese do Planalto da Borborema desta linda Paraíba). Obrigado ainda, pela vossa visita e pelo trabalho que realizais a favor das famílias e ao serviço do Evangelho”, finalizou.

Formação

Na formação trabalhada pelo Padre Crispim Guimarães, neste primeiro dia, ficou marcado por dois importantes momentos, dividido por turnos, com destaque para a importância do padre como assessor da pastoral familiar e as várias dimensões dessa mesma pastoral.

Na parte da manhã, o padre chamou atenção para o acompanhamento em um mundo marcado pelas transformações, destacou que o cenário social muda rapidamente e que a era da tecnologia afeta positiva ou negativamente as famílias. À tarde, o sacerdote explanou de modo geral, as bases e toda a composição da Pastoral Familiar.

“A Pastoral Familiar é um agente crucial na vida da igreja, junto aos seus pastores, os grupos conseguem desempenhar um trabalho concreto e assim, ajudam na evangelização de muitas famílias que necessitam dessa presença da igreja. A Pastoral presta um serviço relevante ao acompanhar os setores Pré-matrimonial, pós-matrimonial e com os Casos Especiais”, salientou o padre. 

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)