Diocese celebra abertura do Jubileu Diamantino

Atualizado em 07/05/23 às 16:392 minutos de leitura464 views

A Diocese de Campina Grande celebra no próximo dia 15 de maio, a abertura do jubileu dos 75 anos com uma Missa a ser realizada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, às 19h com a presença de todo Clero diocesano, e representantes de todas as 69 paróquias e as duas Áreas Pastorais.

A missa de abertura será presidida pelo Bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos que lembra a importância deste momento jubilar para toda a diocese: “Recordo a todos que devemos valorizar os elementos festivos dessa ocasião, a saber: o belo hino que foi preparado com carinho e deve ser ensinado e cantado em todas as Missas, principalmente nos finais de semana; e a oração do jubileu que deve ser rezada nas Missas no dia 14 de cada mês”, disse.

O jubileu diamantino será marcado por uma série de atividades, começando no dia 15 de maio deste ano e se estendendo até o dia 18 de maio de 2024; nesse intento, uma vasta programação deverá acontecer com festival de cultura, simpósios, congressos, lançamento do II e III Volumes do livro que conta a história da diocese, eventos esportivos, ações sociais, peregrinação da imagem da padroeira e missas votivas.

Veja o convite do bispo

Panorama atual da Diocese

Atualmente, a diocese conta com 67 paróquias e duas Áreas Pastorais, distribuídas nos 62 municípios do território que compreende os limites com o Rio Grande do Norte, ao norte; e ao sul, com o estado de Pernambuco. O presbitério campinense contém em torno de 120 padres diocesanos e religiosos (ordens e congregações); 32 diáconos, sendo 26 permanentes e 6 transitórios, esses que serão ordenados padres previstos para este ano. O Seminário Diocesano conta com 49 seminaristas da Diocese de Campina Grande, além de acolher para os estudos 9 seminaristas da Diocese de Petrolina, totalizando 58 seminaristas residentes na casa de formação.

A história da Diocese

A Diocese de Campina Grande foi criada a 14/05/1949, através de um documento Papal chamado Bula, com o título "Supremum Universi" do Papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese da Paraíba, pertencendo ao Regional Nordeste 2 da CNBB.

Por: Ascom

Contato da Assessoria: Rafael Augusto 9 98169432 ou 9 9952-7855