Em Massaranduba-PB: Paróquia se alegra com a chegada do novo Pároco

Postado em 02/05/23 às 22:556 minutos de leitura692 views


A paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, com sede em Massaranduba-PB, acolheu na noite desta terça-feira, 02, o seu novo Pároco, Padre Antoniel Batista dos Santos, empossado em solene concelebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos. Clérigos e o povo de Deus prestigiaram com fervor este momento de fé.

Homilia

O Senhor Bispo Diocesano começou a sua pregação fazendo alusão a missão dos sacerdotes que agem na Pessoa de Jesus Cristo, buscando imita-lo ao pastorear o rebanho, assim agradeceu a missão exercida pelo Padre Alexandre e acolheu com alegria e gratidão o Sim do Padre Antoniel para a nova jornada missionária nas terras massarandubenses.

Ainda na primeira parte da sua pregação, o bispo falou que a mensagem de Jesus, na igreja primitiva, ia sendo difundida por diversas pessoas: “Isso quer dizer que Jesus deve ser apresentado não só pelo padre em uma comunidade, mas todos os batizados são convidados a fazerem parte da missão, é o que eu chamo de forças vivas da comunidade”, apontou.

“As mãos do Senhor estavam com eles. Onde está a mão de Deus, ali tudo se transforma”, afirmou. E corroborou sua afirmativa ao dizer que a Mão de Deus está na comunidade de Massaranduba, uma vez que é possível enxergar os passos dados ao longo dos últimos anos, denominou a paróquia como uma comunidade feliz, por servir ao Senhor, por amar Jesus na pessoa do irmão, especialmente nos mais necessitados.

“Hoje, o Padre Antoniel está sendo enviado para vocês da Paróquia de Santa Teresinha, e confiamos que o mesmo Espírito que e inspirou Barnabé, inspirará o Padre Antoniel e os membros missionários da Comunidade. Que todos permaneçam firmes na fé e no testemunho”, incentivou.

Humildade

A respeito do Evangelho Jo 10, 22-30, o bispo pregou que muitos judeus resistiam a crer em Jesus, a aceitar as suas palavras. Ao tempo em que eram presunçosos, sem fé e esperança: “Tão somente os chamados por Deus recebem o dom da fé, por essa razão todos nós católicos, esta comunidade paroquial reunida, devem dispor seu espírito por meio da humildade e da oração”.

“Tenhamos humildade para aceitar o novo Pároco, humildade visto que o Espírito Santo nos adverte que Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes “(1Pd 5, 5) e com a oração, pois, existem certas coisas que escapam as nossas possibilidades e só conseguimos pedindo-as a Deus com perseverança e confiança filial”, concluiu.

A Missa de Posse

No ritual característico da solenidade, foram lidas as provisões eclesiásticas da nomeação, posse e apresentação do padre Antoniel. Em seguida, foram entregues ao pároco os símbolos da sua missão evangelizadora na nova paróquia (chaves da Igreja e do Sacrário, visitação à pia batismal e ao confessionário).

Sobre o Padre Antoniel

Aos dezessete anos de idade ingressou na comunidade católica Obra Nova, onde residiu por cinco anos, depois ingressou, aos vinte e dois anos de idade, no seminário diocesano São João Maria Vianney em Campina Grande, onde concluiu seus estudos em filosofia e depois cursou teologia.

Foi ordenado Sacerdote em 04 de agosto de 2011 por Dom Jaime Vieira da Rocha. Alguns dias após a sua ordenação partiu para a cidade Roma na Itália para cursar o mestrado em teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, após dois anos de estudos retornou à diocese, passando a compor o quadro de professores do seminário diocesano, onde até hoje ministra aulas de teologia, fez também especialização em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande e especialização em Filosofia e Sociologia pela universidade Cândido Mendes.

O padre Antoniel foi vigário na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho em Esperança, depois pároco da paróquia de São Sebastião, em São Sebastião de Lagoa de Roça-PB; em 2019 foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas-PB. Desde 2020, estava como Vigário Paroquial, em Alagoa Nova.

Sobre a Paróquia de Santa Teresinha

A igreja de Santa Teresinha foi fundada em 10 de novembro de 1958; elevada à categoria de Matriz e erigida paróquia em 08 de setembro do ano 2000. Ao todo, seis padres já administraram a paróquia, sendo eles: Pe. Silveste, Pe. Francisco, Pe. João de Deus, Pe. Erinaldo, Pe. João Paulo e Pe. Alexandre. Agora o Pe. Antoniel passa a ser o sétimo Pároco, e tomará de conta de 21 comunidades.

Por: Ascom, com apoio na matéria Pascom de Sta Teresinha
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)