Em Massaranduba-PB: Paróquia se alegra com a chegada do novo Pároco

Postado em 02/05/23 às 22:556 minutos de leitura692 views

A paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, com sede em Massaranduba-PB, acolheu na noite desta terça-feira, 02, o seu novo Pároco, Padre Antoniel Batista dos Santos, empossado em solene concelebração presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos. Clérigos e o povo de Deus prestigiaram com fervor este momento de fé.

Homilia

O Senhor Bispo Diocesano começou a sua pregação fazendo alusão a missão dos sacerdotes que agem na Pessoa de Jesus Cristo, buscando imita-lo ao pastorear o rebanho, assim agradeceu a missão exercida pelo Padre Alexandre e acolheu com alegria e gratidão o Sim do Padre Antoniel para a nova jornada missionária nas terras massarandubenses.

Ainda na primeira parte da sua pregação, o bispo falou que a mensagem de Jesus, na igreja primitiva, ia sendo difundida por diversas pessoas: “Isso quer dizer que Jesus deve ser apresentado não só pelo padre em uma comunidade, mas todos os batizados são convidados a fazerem parte da missão, é o que eu chamo de forças vivas da comunidade”, apontou.

“As mãos do Senhor estavam com eles. Onde está a mão de Deus, ali tudo se transforma”, afirmou. E corroborou sua afirmativa ao dizer que a Mão de Deus está na comunidade de Massaranduba, uma vez que é possível enxergar os passos dados ao longo dos últimos anos, denominou a paróquia como uma comunidade feliz, por servir ao Senhor, por amar Jesus na pessoa do irmão, especialmente nos mais necessitados.

“Hoje, o Padre Antoniel está sendo enviado para vocês da Paróquia de Santa Teresinha, e confiamos que o mesmo Espírito que e inspirou Barnabé, inspirará o Padre Antoniel e os membros missionários da Comunidade. Que todos permaneçam firmes na fé e no testemunho”, incentivou.

Humildade

A respeito do Evangelho Jo 10, 22-30, o bispo pregou que muitos judeus resistiam a crer em Jesus, a aceitar as suas palavras. Ao tempo em que eram presunçosos, sem fé e esperança: “Tão somente os chamados por Deus recebem o dom da fé, por essa razão todos nós católicos, esta comunidade paroquial reunida, devem dispor seu espírito por meio da humildade e da oração”.

“Tenhamos humildade para aceitar o novo Pároco, humildade visto que o Espírito Santo nos adverte que Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes “(1Pd 5, 5) e com a oração, pois, existem certas coisas que escapam as nossas possibilidades e só conseguimos pedindo-as a Deus com perseverança e confiança filial”, concluiu.

A Missa de Posse

No ritual característico da solenidade, foram lidas as provisões eclesiásticas da nomeação, posse e apresentação do padre Antoniel. Em seguida, foram entregues ao pároco os símbolos da sua missão evangelizadora na nova paróquia (chaves da Igreja e do Sacrário, visitação à pia batismal e ao confessionário).

Sobre o Padre Antoniel

Aos dezessete anos de idade ingressou na comunidade católica Obra Nova, onde residiu por cinco anos, depois ingressou, aos vinte e dois anos de idade, no seminário diocesano São João Maria Vianney em Campina Grande, onde concluiu seus estudos em filosofia e depois cursou teologia.

Foi ordenado Sacerdote em 04 de agosto de 2011 por Dom Jaime Vieira da Rocha. Alguns dias após a sua ordenação partiu para a cidade Roma na Itália para cursar o mestrado em teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, após dois anos de estudos retornou à diocese, passando a compor o quadro de professores do seminário diocesano, onde até hoje ministra aulas de teologia, fez também especialização em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande e especialização em Filosofia e Sociologia pela universidade Cândido Mendes.

O padre Antoniel foi vigário na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho em Esperança, depois pároco da paróquia de São Sebastião, em São Sebastião de Lagoa de Roça-PB; em 2019 foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas-PB. Desde 2020, estava como Vigário Paroquial, em Alagoa Nova.

Sobre a Paróquia de Santa Teresinha

A igreja de Santa Teresinha foi fundada em 10 de novembro de 1958; elevada à categoria de Matriz e erigida paróquia em 08 de setembro do ano 2000. Ao todo, seis padres já administraram a paróquia, sendo eles: Pe. Silveste, Pe. Francisco, Pe. João de Deus, Pe. Erinaldo, Pe. João Paulo e Pe. Alexandre. Agora o Pe. Antoniel passa a ser o sétimo Pároco, e tomará de conta de 21 comunidades.

Por: Ascom, com apoio na matéria Pascom de Sta Teresinha
Fotos: Pascom Paroquial