Festa de São José Operário e abertura dos festejos em honra à N. Sra de Fátima

Postado em 01/05/23 às 23:257 minutos de leitura609 views

Neste dia 01 de maio, a igreja faz memória a São José Operário, e nas paróquias que aludem ao seu patronato, missas festivas foram realizadas para renderem graças a Deus pelos méritos do Santo Pai de Jesus, saber, por exemplo, a Paróquia da cidade de Areial-PB, que costuma festejar com muito esmero o seu padroeiro São José neste período.

Pela manhã, o bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa festiva reunindo dezenas de fiéis na igreja Matriz, contando com a concelebração do Pároco, Padre Danilo César, e a assistência litúrgica dos diáconos Douglas Júnior e João Igor, ambos originários da referida paróquia, presentes também algumas lideranças políticas da cidade e região.

Homilia

“São José, constituído por Deus como guardião fiel e prudente do seu filho Jesus”, esse foi o pensamento crucial da mensagem trazida pelo Bispo Diocesano para o seu povo na cidade de Areial; porém, começou a sua homilia lembrando o dia do trabalhador, celebrado em todo o mundo; Dom Dulcênio destacou que em alguns trechos das Sagradas Escrituras, São José é mencionado como o carpinteiro, atestando assim, a importância do trabalho.

“Neste dia em que lembramos de todos os trabalhadores, pedimos a Deus suplicando por intercessão de São José por todos os trabalhadores(a) do nosso Brasil e do mundo inteiro; é através do fruto do trabalho humano que nós levamos o pão à mesa, e quantas famílias hoje passam necessidades porque não tem o trabalho? Não é porque não querem trabalhar, mas não tem o trabalho; então nós hoje estamos voltados a Deus nesta súplica por todos os trabalhadores, e agradecendo também, por aqueles que tem o seu trabalho para que Deus lhes conceda saúde e muita paz”, disse.

Doravante, aprofundou a sua reflexão trazendo um ensinamento acerca das figuras de José do Egito e São José, pai de Jesus; e conforme ensinou existem semelhanças contidas na Bíblia sobre os dois homens, e uma delas é a prudência: “os dois sob o prisma da fé, não desperdiçavam as oportunidades para porem em prática a vontade de Deus, não se deixando contagiar pelo impulso do momento. A prudência exige responsabilidade. E, com o intuito de chegar a tal virtude de maneira mais aprimorada possível, muitíssimo se tem que discernir, contando com a serenidade de estar aberto ao que Deus quer”, instruiu.

A respeito de São José, ele esteve aberto à vontade de Deus e assim a cumpriu, dedicando-se inteiramente ao cuidado da sua família, José foi um pai e um esposo exemplar, foi um “pai zeloso”, destacou o prelado, que da sua carpintaria soube tirar o sustento da sua casa, não deixando faltar o pão à Maria e a Jesus.

“São José a partir do seu cuidado para com o Cristo feito seu Filho, cuidou Daquela que Deus quis desposar, e cuida, agora, da Igreja, Corpo Místico de Cristo; ou seja: partindo do zelo ardente que teve para com Jesus, soube e sabe velar por tudo o que é valioso para Ele: a Virgem-Mãe de Cristo e a Sua Esposa. E isto, sem esmorecimentos; confiando na Divina Providência - é bem verdade -, mas realizando o seu papel na discrição e na seriedade, com amor e alegria; como servo”, pregou.

Abertura da Trezena de Nossa Senhora de Fátima, na Paróquia do bairro da Palmeira

Também neste dia 01, já estando em Campina Grande, o Bispo Diocesano, presidiu a Missa de abertura dos festejos alusivos à Nossa Senhora de Fátima, ocasião marcada pela Crisma de 150 jovens e adultos; Dom Dulcênio esteve na Paróquia que fica situada no bairro da Palmeira, forania cidade norte; além de abrir as festividades da padroeira, na noite desta segunda-feira (01), o bispo rezou a Santa Missa em ação de Graças pelos 23 anos de vida sacerdotal do Pároco, Padre Haroldo Andrade.

Homilia

Na reflexão trazida à Comunidade da Paróquia de Fátima, o Pastor Diocesano, introduziu a sua homilia, destacando que a memória litúrgica de São José Operário, instituída em 1955, pelo Papa Pio XII, como forma de celebrar sob o patrocínio do Pai de Jesus o feriado do dia do trabalho, expressa o desejo da igreja de rezar por todos os trabalhadores e com esta celebração, recordar que o trabalho humano é abençoado por Deus.

Ainda sobre São José, falou sobre as suas virtudes apontando-o como um grande que em meio ao anonimato de uma ancestralidade tão nobre como a davídica, socorreu o próprio Deus. José –prosseguiu o bispo – nunca deixou de crer, nunca desanimou, e da carpintaria, soube interpretar os sonhos de Deus, colocando-se à sua disposição.

“Peçamos a São José, Patriarca da Sagrada Família e Patrono da Santa Igreja, que, como guardião fiel e prudente, nunca cesse de olhar-nos, já que, pelo Sangue precioso de seu Jesus, fomos inseridos na Família de Deus, gerados no útero e amamentados no seio da Igreja de Cristo. Recorramos a José e imploremos com a maior confiança, o vosso poderoso auxílio para toda a Igreja militante. Que de São José, alcancemos um amor ardente à vida interior e uma grande pureza de coração. São José, verdadeiro Esposo de Maria Santíssima e Pai adotivo de Jesus, rogai por nós e por todos os trabalhadores(a)", refletiu.

Por: Ascom
Fotos: Pascom de Areial e Pascom de Fátima

Fotos: Pascom  Fátima
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia