Irmão Adalberto é ordenado Diácono para a Igreja

Postado em 30/04/23 às 23:008 minutos de leitura714 views

O Irmão Adalberto Marques Izaias, da Congregação Rogacionista, foi ordenado Diácono para a Igreja pelas mãos e oração Consecratória de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Campina Grande, que ordenou o jovem rapaz na tarde deste domingo, 30 de abril, na igreja de Santa Maria Goretti, que fica situada na Paróquia da Imaculada Conceição, no bairro do Ligeiro. Padres Rogacionistas, o Diácono Permanente Walter Luna, seminaristas, familiares, amigos e grande número de fiéis, renderam graças a Deus por esse momento de fé na vida do irmão Adalberto que se tornou diácono transitório, isto é, com vistas para o Sacerdócio.

Homilia

Na homilia preparada para esta ordenação, o bispo de Campina Grande refletiu acerca do que a Liturgia propõe para o IV Domingo da Páscoa, designado o Domingo do Bom Pastor, e nesse intento partiu da primeira leitura, extraída do Livro dos Atos dos Apóstolos, 2,14.36-41, quando no dia de Pentecostes, o Apóstolo Pedro pede aos fiéis que se convertam e que sejam batizados.

É por meio do Batismo -explicou o bispo- que o homem é inserido no incontável redil das ovelhas do Bom Pastor; é por meio do Crisma –prosseguiu o bispo– como confirmação que os mesmos filhos de Deus adquirem a maturidade na fé e são conscientes da busca pelo Reino eterno: “peregrinar, guiados pelo nosso Pastor, Jesus Cristo, até as paragens, as pastagens eternas, porque somos Suas ovelhas, guiados pelo Seu Espírito Santo, discernindo como podemos ser agradáveis a Deus como dóceis ovelhas”, disse.

Adiante, aprofundou sua pregação destacando que chegar ao céu, é a meta de todo cristão batizado, e que de certa maneira, essa meta, já é iniciada a partir da pertença à igreja, único rebanho do Pastor Supremo, mas que ainda não completou a sua plenitude, uma vez que todos peregrinam ao redil. “Somos chamados às campinas eternas, bem eterno e inegociável de vida abundante de salvação e felicidade”, disse.

Palavras dirigidas ao Irmão Adalberto

O bispo lembrou ao Irmão rogacionista a figura de Timóteo, que foi um exemplo vivo da fé cristã, e pediu que olhando para Timóteo, e sobretudo para Jesus Cristo, ponto central de todo o seguimento, o irmão Adalberto se torne um exemplo para os fiéis, no serviço da Palavra, na conduta da Caridade e com o serviço Litúrgico.

“Sua principal incumbência é ajudar o Bispo e os sacerdotes nas celebrações eucarísticas e dos divinos mistérios, distribuir a comunhão, assistir ao matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho, presidir os funerais, e, principalmente, consagra-se aos diversos serviços da caridade.

Que o mais novo diácono, o nosso Adalberto, seja pregador ambulante da palavra com a boca e com o coração; com as palavras e as ações que santificam a vida do mundo”, pregou.

A ordem Diaconal

O papel do Diácono na Igreja é ser sinal de Cristo-Servo, ser um servidor da comunidade. Ele é ordenado para os serviços da Caridade, da Palavra e da Liturgia.

Sobre o Neo Diácono Adalberto

O Neo Diácono Adalberto Marques Izaias, nasceu na cidade do Natal/RN, no dia 23 de novembro de 1984 e foi batizado dois meses depois na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na cidade de São Tomé/RN. Filho de Zilma Marques Izaias e José Izaias Neto, tem um irmão mais velho Alberto Marques. Após a sua experiência na Congregação Filhos da Sagrada Família, ingressou na Congregação Rogacionista em 2016 em Passos/MG. Professou os seus primeiros votos em 02 de fevereiro de 2019 na Paróquia Rogacionista Divino Espírito Santo em Brasília/DF. Em 2019 foi para São Paulo para concluir os seus estudos teológicos, onde desenvolveu muitos trabalhos pastorais na Paróquia São Pedro, Albergue Zanconi e capela Santo Anibal. No ano de 2022 realizou o seu estágio pastoral na cidade de Cordoba/Argentina, no dia 04 de dezembro de 2022 fez a sua profissão perpétua, a partir deste ano está compondo a comunidade religiosa dessas terras Paraibana.

Por: Ascom
Fotos: Matheus Borges, Joaquim Urtiga