Irmão Adalberto é ordenado Diácono para a Igreja

Postado em 30/04/23 às 23:008 minutos de leitura752 views


O Irmão Adalberto Marques Izaias, da Congregação Rogacionista, foi ordenado Diácono para a Igreja pelas mãos e oração Consecratória de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Campina Grande, que ordenou o jovem rapaz na tarde deste domingo, 30 de abril, na igreja de Santa Maria Goretti, que fica situada na Paróquia da Imaculada Conceição, no bairro do Ligeiro. Padres Rogacionistas, o Diácono Permanente Walter Luna, seminaristas, familiares, amigos e grande número de fiéis, renderam graças a Deus por esse momento de fé na vida do irmão Adalberto que se tornou diácono transitório, isto é, com vistas para o Sacerdócio.

Homilia

Na homilia preparada para esta ordenação, o bispo de Campina Grande refletiu acerca do que a Liturgia propõe para o IV Domingo da Páscoa, designado o Domingo do Bom Pastor, e nesse intento partiu da primeira leitura, extraída do Livro dos Atos dos Apóstolos, 2,14.36-41, quando no dia de Pentecostes, o Apóstolo Pedro pede aos fiéis que se convertam e que sejam batizados.

É por meio do Batismo -explicou o bispo- que o homem é inserido no incontável redil das ovelhas do Bom Pastor; é por meio do Crisma –prosseguiu o bispo– como confirmação que os mesmos filhos de Deus adquirem a maturidade na fé e são conscientes da busca pelo Reino eterno: “peregrinar, guiados pelo nosso Pastor, Jesus Cristo, até as paragens, as pastagens eternas, porque somos Suas ovelhas, guiados pelo Seu Espírito Santo, discernindo como podemos ser agradáveis a Deus como dóceis ovelhas”, disse.

Adiante, aprofundou sua pregação destacando que chegar ao céu, é a meta de todo cristão batizado, e que de certa maneira, essa meta, já é iniciada a partir da pertença à igreja, único rebanho do Pastor Supremo, mas que ainda não completou a sua plenitude, uma vez que todos peregrinam ao redil. “Somos chamados às campinas eternas, bem eterno e inegociável de vida abundante de salvação e felicidade”, disse.

Palavras dirigidas ao Irmão Adalberto

O bispo lembrou ao Irmão rogacionista a figura de Timóteo, que foi um exemplo vivo da fé cristã, e pediu que olhando para Timóteo, e sobretudo para Jesus Cristo, ponto central de todo o seguimento, o irmão Adalberto se torne um exemplo para os fiéis, no serviço da Palavra, na conduta da Caridade e com o serviço Litúrgico.

“Sua principal incumbência é ajudar o Bispo e os sacerdotes nas celebrações eucarísticas e dos divinos mistérios, distribuir a comunhão, assistir ao matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho, presidir os funerais, e, principalmente, consagra-se aos diversos serviços da caridade.

Que o mais novo diácono, o nosso Adalberto, seja pregador ambulante da palavra com a boca e com o coração; com as palavras e as ações que santificam a vida do mundo”, pregou.

A ordem Diaconal

O papel do Diácono na Igreja é ser sinal de Cristo-Servo, ser um servidor da comunidade. Ele é ordenado para os serviços da Caridade, da Palavra e da Liturgia.

Sobre o Neo Diácono Adalberto

O Neo Diácono Adalberto Marques Izaias, nasceu na cidade do Natal/RN, no dia 23 de novembro de 1984 e foi batizado dois meses depois na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na cidade de São Tomé/RN. Filho de Zilma Marques Izaias e José Izaias Neto, tem um irmão mais velho Alberto Marques. Após a sua experiência na Congregação Filhos da Sagrada Família, ingressou na Congregação Rogacionista em 2016 em Passos/MG. Professou os seus primeiros votos em 02 de fevereiro de 2019 na Paróquia Rogacionista Divino Espírito Santo em Brasília/DF. Em 2019 foi para São Paulo para concluir os seus estudos teológicos, onde desenvolveu muitos trabalhos pastorais na Paróquia São Pedro, Albergue Zanconi e capela Santo Anibal. No ano de 2022 realizou o seu estágio pastoral na cidade de Cordoba/Argentina, no dia 04 de dezembro de 2022 fez a sua profissão perpétua, a partir deste ano está compondo a comunidade religiosa dessas terras Paraibana.

Por: Ascom
Fotos: Matheus Borges, Joaquim Urtiga

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)