III Volume do Livro Comemorativo aos 75 anos da Diocese começa a ser produzido

Postado em 12/04/23 às 13:363 minutos de leitura1033 views

O Jubileu diamantino da diocese de Campina Grande se aproxima, será celebrado de 15 de maio de 2023 a 18 de maio de 2024, e nessa preparação, uma das ações em execução é o livro que conta a história da diocese, intitulado: “Uma escrita histórica sobre a Diocese de Campina Grande”, livro que será distribuído em três volumes.

O primeiro volume, que trata da “Criação até o Concílio Vaticano II (1949-1962)”, já foi publicado; o segundo volume será lançando no dia 01 de agosto e trará o percurso de 1962 a 1999, do Concílio Vaticano II ao Jubileu de Ouro da Diocese; já o terceiro volume está em produção.

E foi justamente pensando nesta produção que os redatores reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 12, na Cúria diocesana com o objetivo de definirem o roteiro e as temáticas que formatarão o terceiro volume. A reunião foi conduzida pelo Padre Luciano (organizador), com a presença dos padres Fabiano Melo, João Jorge, Joseque Borges e Rodolfo Lucena, presente também, o Professor Artur Rodrigues, que contribuirá nesta terceira edição.

O III Volume fará um recorte dos fatos que marcaram a diocese, a partir do seu jubileu áureo (1999) ao jubileu diamantino (2024). A previsão de lançamento desta terceira edição será em meados de maio de 2024, na semana do encerramento do Jubileu, e para isso, os autores alinharam os artigos que comporão o livro.

Iniciando a partir dos 50 anos da diocese, celebrados em 1999, serão abordados fatos que marcaram esse jubileu, por exemplo a reabertura do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, que retomara as suas atividades.

Será dado destaque a conjuntura pastoral e social que marcaram a Igreja Particular de Campina Grande na virada do século XX, mostrando a figura de uma igreja atenta às mudanças de época trazidas pela globalização e pela era digital; serão trabalhados neste destaque, as ações dos pastoreios de Dom Matias Patrício, Dom Jaime Vieira Rocha e Dom Manoel Delson. Um capítulo desta obra, será dedicado ao pastoreio de Dom Dulcênio Fontes de Matos. Ele é o maior incentivador do livro, além de ser o bispo que preside a Igreja Diocesana neste jubileu dos 75 anos.

Haverá uma abordagem nesta edição do livro acerca das instituições de educação católica, referenciando o antigo colégio diocesano Pio XI, a Escola Técnica Redentorista, assim como as tradicionais escolas católicas, o Colégio Imaculada Conceição (Damas) e as Lourdinas.

A produção dos artigos será desenvolvida ao longo de seis meses com a previsão de entrega e dos reparos necessários para o dia 18 de outubro de 2023; também haverá, da parte do Vigário Geral, Padre Luciano Guedes, apresentação do que foi a reunião junto ao bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos para possíveis sugestões e melhoramentos.

Por: Ascom
Correção: Padre Luciano Guedes
Fotos: Rafael Augusto
Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia