Domingo de Páscoa: Ele vive eternamente

Postado em 09/04/23 às 23:298 minutos de leitura830 views

Dom Dulcênio celebrou pela manhã na Catedral e à tarde presidiu Missa de Páscoa na Paróquia de São José, em Areial-PB

Neste Domingo de Páscoa, a Igreja se reveste de júbilo para celebrar festivamente a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, Ele vive eternamente, esta é a verdade que perpassa os séculos, ele reina; na Catedral de Campina Grande, o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a missa das 10h, concelebrada pelo Vigário Geral, Pe. Luciano Guedes, e o Monsenhor Antônio Apolinário, com a presença do Diácono Ricardo e dos seminaristas.

Dezenas de fiéis estiveram presentes na Igreja Catedral, e ouviram do Bispo a reflexão acerca do testemunho que os cristãos devem dar sobre Jesus Cristo, é preciso, ver, crer, viver e anunciar: “Testemunhar o Ressuscitado. Em grego, a esta atitude dá-se o nome de kerigma; é uma proclamação, e esta é contundente com palavras - é bem verdade -, mas, sobretudo, com a vida embasada na fé”, disse.

Aprofundando a sua reflexão, o bispo insistiu na importância de anunciar o ressuscitado, tal como Maria Madalena que viu, saiu e disse… isso porque acreditou. Da mesma forma, Simão Pedro saiu, viu e acreditou. João saiu, viu e acreditou. “Ainda que não soubessem ao certo o sentido de ressuscitar dos mortos, creram; ainda que não compreendessem a ressurreição”, pregou.

E finalizou sua pregação destacando que a ressurreição de Jesus convida a todos a uma vida nova, pediu aos crentes que se deixem guiar pelo Espírito Santo, a fim de testemunharem melhor a verdade daquele que vive eternamente. “Reconheçamos o Senhor, testemunhemo-Lo, aparentemo-nos com Ele e ressuscitaremos na Sua glória como Ele já está”, assinalou.

Ao final da Missa da manhã, o bispo abençoou a imagem de Santa Maria Madalena, discípula primeira que foi ao túmulo de Jesus. A imagem estava na catedral há 58 anos atrás lembrou o Vigário Geral.

Missa em Areial-PB

À tarde, o Pastor Diocesano esteve na Paróquia de São José, para presidir a Missa de páscoa junto ao Padre Danilo César, Pároco, presente também, o Monsenhor Antônio Apolinário, filho da terra, e aos demais fiéis da paróquia. Na ocasião, o bispo abençoou e inaugurou a nova casa paroquial, construída com a ajuda de todos os fiéis, sob o pastoreio do Padre Danilo.

À essa comunidade paroquial, Dom Dulcênio cumprimentou com alegria, ao tempo em que também foi saudado com muito esmero pelo povo de Areial-PB, e trouxe em sua pregação uma reflexão sobre a ressurreição Cristo, que concedeu a todos a graça da salvação, “a nossa passagem”.

“Só se pode passar por uma realidade desobstruída, aberta. Muito melhor do que o povo hebreu que teve a passagem do Mar Vermelho aberta rumo à Terra Prometida, Canaã, chamada pela alcunha de correr "leite e mel", temos um portal infinitamente superior: o do Ressuscitado. Se, para o antigo povo, após a passagem pelo Mar Vermelho, depararam-se eles com o deserto, nós, ao contrário, após o deserto deste mundo deparamo-nos com a abertura que, pela morte em Cristo, nos faz passar para a vida”, pregou.

Ademais, o bispo lembrou que só e constantemente atravessa as portas da imortalidade, passando por ela, quem está inconformado com este mundo, desinstalado, portanto. Neste sentido, disse que São Paulo, não apenas à Igreja de Colossos, mas a todos os cristãos, ordenou uma abertura interior do coração chamada aspiração as coisas do alto, que prescinde de um esforço.

“Sendo um povo pascal, contamos com a força do Alto para subir as escarpas celestes, já que a vida divina, pela Ressurreição do Senhor, se esconde em nós ao que, a pari passu, escondemos a nossa vida na vida do próprio Deus”, disse. Concluiu sua homilia lá em Areial, destacando que a páscoa é a maior festa do cristão, não é apenas a vitória de Cristo sobre a morte, mas a vitória de todos os que nele creem. “Ao Vencedor do pecado e da morte todo o poder e força pela eternidade sem fim. Amém!”

Por: Ascom
Fotos da manhã: Matheus Borges
Fotos da tarde: Pascom Paroquial de Areial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia