Domingo de Páscoa: Ele vive eternamente

Postado em 09/04/23 às 23:298 minutos de leitura859 views


Dom Dulcênio celebrou pela manhã na Catedral e à tarde presidiu Missa de Páscoa na Paróquia de São José, em Areial-PB

Neste Domingo de Páscoa, a Igreja se reveste de júbilo para celebrar festivamente a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, Ele vive eternamente, esta é a verdade que perpassa os séculos, ele reina; na Catedral de Campina Grande, o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a missa das 10h, concelebrada pelo Vigário Geral, Pe. Luciano Guedes, e o Monsenhor Antônio Apolinário, com a presença do Diácono Ricardo e dos seminaristas.

Dezenas de fiéis estiveram presentes na Igreja Catedral, e ouviram do Bispo a reflexão acerca do testemunho que os cristãos devem dar sobre Jesus Cristo, é preciso, ver, crer, viver e anunciar: “Testemunhar o Ressuscitado. Em grego, a esta atitude dá-se o nome de kerigma; é uma proclamação, e esta é contundente com palavras - é bem verdade -, mas, sobretudo, com a vida embasada na fé”, disse.

Aprofundando a sua reflexão, o bispo insistiu na importância de anunciar o ressuscitado, tal como Maria Madalena que viu, saiu e disse… isso porque acreditou. Da mesma forma, Simão Pedro saiu, viu e acreditou. João saiu, viu e acreditou. “Ainda que não soubessem ao certo o sentido de ressuscitar dos mortos, creram; ainda que não compreendessem a ressurreição”, pregou.

E finalizou sua pregação destacando que a ressurreição de Jesus convida a todos a uma vida nova, pediu aos crentes que se deixem guiar pelo Espírito Santo, a fim de testemunharem melhor a verdade daquele que vive eternamente. “Reconheçamos o Senhor, testemunhemo-Lo, aparentemo-nos com Ele e ressuscitaremos na Sua glória como Ele já está”, assinalou.

Ao final da Missa da manhã, o bispo abençoou a imagem de Santa Maria Madalena, discípula primeira que foi ao túmulo de Jesus. A imagem estava na catedral há 58 anos atrás lembrou o Vigário Geral.

Missa em Areial-PB

À tarde, o Pastor Diocesano esteve na Paróquia de São José, para presidir a Missa de páscoa junto ao Padre Danilo César, Pároco, presente também, o Monsenhor Antônio Apolinário, filho da terra, e aos demais fiéis da paróquia. Na ocasião, o bispo abençoou e inaugurou a nova casa paroquial, construída com a ajuda de todos os fiéis, sob o pastoreio do Padre Danilo.

À essa comunidade paroquial, Dom Dulcênio cumprimentou com alegria, ao tempo em que também foi saudado com muito esmero pelo povo de Areial-PB, e trouxe em sua pregação uma reflexão sobre a ressurreição Cristo, que concedeu a todos a graça da salvação, “a nossa passagem”.

“Só se pode passar por uma realidade desobstruída, aberta. Muito melhor do que o povo hebreu que teve a passagem do Mar Vermelho aberta rumo à Terra Prometida, Canaã, chamada pela alcunha de correr "leite e mel", temos um portal infinitamente superior: o do Ressuscitado. Se, para o antigo povo, após a passagem pelo Mar Vermelho, depararam-se eles com o deserto, nós, ao contrário, após o deserto deste mundo deparamo-nos com a abertura que, pela morte em Cristo, nos faz passar para a vida”, pregou.

Ademais, o bispo lembrou que só e constantemente atravessa as portas da imortalidade, passando por ela, quem está inconformado com este mundo, desinstalado, portanto. Neste sentido, disse que São Paulo, não apenas à Igreja de Colossos, mas a todos os cristãos, ordenou uma abertura interior do coração chamada aspiração as coisas do alto, que prescinde de um esforço.

“Sendo um povo pascal, contamos com a força do Alto para subir as escarpas celestes, já que a vida divina, pela Ressurreição do Senhor, se esconde em nós ao que, a pari passu, escondemos a nossa vida na vida do próprio Deus”, disse. Concluiu sua homilia lá em Areial, destacando que a páscoa é a maior festa do cristão, não é apenas a vitória de Cristo sobre a morte, mas a vitória de todos os que nele creem. “Ao Vencedor do pecado e da morte todo o poder e força pela eternidade sem fim. Amém!”

Por: Ascom
Fotos da manhã: Matheus Borges
Fotos da tarde: Pascom Paroquial de Areial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia



Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)