Conselho Diocesano de Pastoral se reúne no Seminário

Postado em 21/03/23 às 18:525 minutos de leitura865 views

O Seminário Diocesano São João Maria Vianney, no bairro do Alto Branco, foi o local escolhido para a primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, o CDP, em 2023. O Encontro aconteceu numa das salas do Seminário e reuniu os Padres Coordenadores das Comissões, coordenadores das foranias e representações leigas.

A reunião foi conduzida pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, ladeado pelo Coordenador de Pastoral, Padre João Afonso e pelo Vigário Geral, Padre Luciano Guedes. O Bispo acolheu os padres e os leigos para esse momento ditoso de comunhão eclesial. Após a oração, o Padre Phérikllys fez a leitura da Ata da última reunião, e em seguida, as comissões para as Missões, Vida e Família, Novas Comunidades, Jubileu diocesano e as partilhas foranias fizeram a reunião acontecer.

O Padre Marcos Souza, responsável pela Comissão Diocesana Missionária, explanou aos presentes, o andamento do Ano Pastoral Missionário que segue em curso na diocese, o Sacerdote destacou as atividades já desenvolvidas, as inúmeras visitas às foranias e paróquias, bem como disse que muitas coisas ainda estão por serem realizadas; lembrou de toda a disponibilidade da comissão para visitar as paróquias ou se desejarem encontros virtuais.

Nesse intento o bispo reforçou a importância da missão evangelizadora em cada paróquia, pediu que o material distribuído pelo Padre Marcos seja multiplicado nas paróquias que as pastorais, organismos e demais serviços e movimentos se empenhem em serem missionários, levando a paz e a Boa Nova a todos os homens.

Ao abrir espaço aos padres para partilharem as realidades missionárias, o bispo acolheu as inspirações e sugeriu que as paróquias mantenham o dinamismo pastoral, em sintonia com as atividades voltadas para o jubileu com espírito permanente da missão.

A Comissão Vida e Família, conduzida pelo Padre João Paulo, expôs o panorama das atividades, destacando que todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, a comissão iniciou um processo formativo sobre o curso de noivos, realizado por meio do canal do youtube da diocese de Campina Grande-PB.

O Padre João Paulo chamou atenção para a formação do Clero que será com o Padre Crispim, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também destacou que a comissão está se preparando para acolher os casais para o Congresso Regional que acontece de 21 a 23 de julho, em Campina Grande e concluiu dizendo que a Comissão Vida e Família segue a disposição das paróquias.

Acerca das Novas Comunidades, o Padre Weslley, responsável por essa comissão, disse que as atividades estão sendo retomadas e que em breve tratarão da festa litúrgica de Pentecostes; este ano o evento será maior, além de contar com a participação das expressões carismáticas, o Pentecostes deste ano terá representações de todas as paróquias de Campina Grande.

O Padre Luciano Guedes, Vigário Geral, reforçou mais uma vez a programação do Jubileu Diocesano que acontece a partir do 15 de maio, com uma missa a ser presidida por Dom Dulcênio às 19h30 na Catedral de Campina Grande, com a presença dos Padres e do povo de Deus. Neste mesmo dia acontece o início da peregrinação da imagem da Padroeira que passará por todas as paróquias.

Por fim, os Padres coordenadores das foranias partilharam como tem sido a dinâmica pastoral em suas regiões; todas as 11 foranias seguem promovendo encontros formativos e de espiritualidade, atividades que promovam a dimensão missionária e a promoção do Ano Pastoral, bem como a organização de demais atividades pastorais.

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia