Candidatos ao Diaconato Permanente recebem ministérios de Acólito e Leitor

Postado em 20/03/23 às 14:408 minutos de leitura1148 views

Neste IV Domingo da Quaresma (19), na Santa Missa às 19h30 na Catedral Diocesana de N. Senhora da Conceição, presidida pelo Pe. Luciano Guedes (Vigário Geral) e concelebrada pelo Pe. Aparecido Camargo (Assistente Eclesiástico para os Diáconos Permanentes e aspirantes), além da assistência litúrgica e presença de vários Diáconos Permanentes, Seminaristas e fiéis, além do Ministério de música formado pelo Coral da Imaculada, foram instituídos nos ministérios de Leitor e Acólito os candidatos, Anderson Magno (Catedral), Francisco Farias Castro (Sagrada Família) e José Ancelmo (Puxinanã).

O Pe. Aparecido fez a apresentação dos indicados. Durante a homilia o Pe. Luciano Guedes enalteceu a importância dos Diáconos Permanentes, integrando o Clero em nossa Diocese de Campina Grande nas várias paróquias onde estão inseridos, e desenvolvendo seus ministérios de ordenados.

O Pe. Luciano enfatizou a essência da liturgia do IV Domingo da Quaresma acerca do Alegra-te, domingo da alegria, e a cura do cego de nascença. Fez refletir sobre o abrir os olhos diante da cegueira vivenciada neste mundo. Aquele homem sem nome, poderia ser qualquer um de nós. A cura física tem muito menos valor do que a cura espiritual. A luz de Deus que nos tira das trevas, que nos encoraja e nos encaminha a salvação. A luz que nos é oferecida e que nos faz enxergar.

Após a homilia o Pe. Luciano Guedes em nome do bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos proferiu o rito de instituição destes primeiros ministérios.

Antes do término da Santa Missa, o agora Leitor e Acólito, Anderson Magno, fez os agradecimentos em nome dos 3 instituídos, a todos os presentes, e um pequeno relato da missão confiada, desde o início da formação de diaconal no Seminário São João Maria Vianney.

Sobre os ministérios

O ministério de leitor, tem como serviço específico a leitura da Palavra de Deus dentro da celebração litúrgica. O ministério de acólito, por sua vez, cuidar do serviço do altar, auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa.

Sobre os candidatos.

Anderson Magno Correia Ramalho

Anderson Magno Correia Ramalho, atua como empresário, é natural de Campina Grande PB, Casado com Fabiana Apolinário Ramalho e tem um filho. Sua paróquia de Origem é a de Nossa Senhora da Conceição, a Catedral. Anderson se formou em matemática pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), tem formação em Administração de empresas (FACISA); cursou teologia no Seminário Diocesano, possui especialização em ciências da Religião e Teologia Bíblica (Maurício de Nassau) e especialização em Cristologia, pela Faculdade Claretiano.

Francisco Farias de Castro

Francisco Farias de Castro, é natural de Campina Grande, casado com Maria Rozinete de Almeida Castro, com quem tem dois filhos. Sua Paróquia de Origem é a Paróquia da Sagrada Família, com sede no bairro do Rocha Cavalcante. Atualmente é policial militar. Castro, como é conhecido, concluiu o curso de Teologia no Seminário Diocesano São João Maria Vianney.

José Anselmo Patrício

José Ancelmo Patricio é natural de Montadas-PB, casado com Zenaide da Silva Patrício com quem tem quatro filhos. Sua Paróquia de origem é a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo – Puxinanã. José Ancelmo é professor, e tem formação em história, pedagogia, possui especialização em educação. Assim como os demais candidatos estudou a teologia no Seminário.

Por: Diácono Marco Danillo
Com informações: Anderson Ramalho
Fotos: Alexandre Marques – Paróquia da Sagrada Família

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia