No "Domingo da Alegria", Seminaristas da Filosofia recebem a Batina

Postado em 20/03/23 às 14:344 minutos de leitura839 views

Neste IV Domingo da Quaresma (19) aconteceu na capela do Seminário Diocesano de Campina Grande, São João Maria Vianney, a investidura da batina de oito seminaristas. Grande quantidade de amigos, familiares, professores estiveram unidos em oração com os seminaristas que deram mais um passo em sua etapa formativa.

A celebração eucarística foi presidida pelo Padre Josandro, Vice-reitor do Seminário e concelebrada pelo Padre Carlinhos, contando com o auxílio litúrgico do diácono Antônio Brito. O rito da imposição da veste talar marca mais um passo dado na vida vocacional dos jovens seminaristas, que caminham rumo ao sacerdócio. A batina é bem mais que uma veste usada nas ações litúrgicas, é um sinal da pertença a Cristo, procurando assim não mais viver suas vontades, mas deixar-se configurar à imagem de Cristo Bom Pastor.

Padre Josandro começou sua pregação contemplando como Jesus toca esse cego de nascença, mas também toca nosso modo de ver e compreender os sinais, já podemos carregar dentro de nós pelo dom da fé a graça da sua Páscoa, vitória de Cristo sobre a escuridão, pecado e a morte.

Ao aprofundar a sua pregação, O Padre lembrou que esse gesto de Jesus, de curar o cego, lembra profundamente as páginas do Gênesis, onde Deus com um pouco de terra e com seu hálito cria o homem, a sua imagem e conforme a semelhança. “Jesus faz esse gesto de recriar”, lembrou o padre.

Ademais, ressaltou que reconhecer Jesus como luz é a grande cura em relação a cegueira da incredulidade. “Em um mundo como nosso onde a Verdade se tornou uma opinião subjetiva onde cada um tem a sua, assim proclamar que Jesus é a verdade é um testemunho de nossa luminosidade”, disse.

O Padre Josandro também deixou suas palavras e disse aos seminaristas: “portar uma batina significa comprometer-se, em de fato, viver o mistério da paixão e morte de Cristo em vida, vivê-la agora nesta vida terrena, vive-la como homem separado do mundo, como homem que morre para o mundo. Como homem que anuncia o futuro, quem nós seremos no futuro: a glória de Deus, o reino dos céus. Revestisse da batina é colaborar para que o mundo perceba o agir de Deus, ao mesmo tempo revestido de austeridade, pobreza e desprendimento”.

Os seminaristas que foram investidos são:

Douglas Gomes de Lima: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Amparo-PB;

Fagner Rodrigues Soares: Paróquia Santa Ana – Alagoa Nova-PB;

Gean Azevedo de Oliveira: Paroquia Nossa Senhora da Conceição - Serra Branca-PB e Coxixola-PB;

João Pedro Araújo dos Santos: Paróquia São João Paulo II e Nossa Senhora de Fátima – Campina Grande-PB;

Joilton Honorato Frazão Filho: Paroquia Sagrada Família – Campina Grande-PB;

José Jailson da Cruz Silva Júnior: Paróquia de São Severino Bispo – Nova Floresta-PB;

José Vinicius Batista de Sousa: Paróquia Nossa Senhora dos Milagres – São João do Cariri-PB;

- Wagner Pereira da Silva: Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Aroeiras-PB e Gado Bravo-PB.

Com informações e fotos: Seminarista Albere Silva.

Felicitações ao Padre Adauto, pelo seu aniversário:

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia