I Encontro Vocacional de 2023 ocorre no Seminário

Postado em 19/03/23 às 17:024 minutos de leitura850 views

Vivendo o espírito quaresmal, o Seminário São João Maria Vianney promoveu, de 17 a 19 de março, o primeiro Encontro Vocacional do ano de 2023 com o Tema: “Sai da tua terra e vai para onde eu te enviar” (cf. Gn 12,1). O encontro contou com a participação de 30 jovens provenientes das diversas foranias da Diocese.

O Encontro teve início com a Santa Missa nas primeiras vésperas da Solenidade de São José, Patrono da Igreja, presidida pelo Padre José Adauto de Maria, formador do propedêutico e Diretor do Seminário. Em seguida, os vocacionados tiveram um momento de partilha e de conversa inicial motivada pelos membros da pastoral vocacional, que convocaram os presentes a viver bem os encontros vocacionais, momentos de verdadeiro encontro com Deus e de discernimento do chamado.

Na manhã do sábado (18), os vocacionados refletiram o tema central do encontro com a palestra do seminarista Rafael Domingos, que falou da vocação como caminho de entrega e de encontro com Deus, que nos chama e nos leva a ir ao encontro dos irmãos e irmãs. Encerrando a manhã de sábado, o encontro contou com a presença de Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo diocesano, que falou-lhes da alegria de poder participar desse momento e de encontrar-se com tantos jovens que desejam discernir o chamado do Senhor. A partir de sua história vocacional, o pastor diocesano encorajou os jovens à perseverança no caminho da vocação, não obstante os desafios que se enfrentam quando nos decidimos por Cristo.

Continuando a programação do sábado, os vocacionados viveram um momento de deserto, norteados pelo Santo Terço, convidados que foram para refletir, a cada Ave-Maria, alguns aspectos da vida cristã e da vocação ao Ministério ordenado. Concluindo o momento de reflexão e oração, os vocacionados rezaram as Primeiras Vésperas do quarto Domingo da Quaresma durante a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Para encerrar as atividades, os vocacionados participaram de um momento cultural.

No domingo (19), após o despertar e café da manhã no Seminário, vocacionados e seminaristas participaram da Santa Missa do quarto Domingo da Quaresma, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos e concelebrada pelos Padres Luciano Guedes, Vigário Geral, e Leandro Márcio, Reitor do Seminário de Campina Grande. Ao final da celebração, o Reitor do Seminário agradeceu a todos e falou um pouco da dinâmica do Ano Vocacional Nacional que está sendo vivido por toda a Igreja no Brasil, convidando a todos para participar dos eventos que ocorrerão até a Solenidade da Padroeira, dia 08 de Dezembro.

Com informações e fotos: Equipe de Animação Vocacional