Bispo celebra Missa em preparação à festa de São José, em Coxixola-PB

Postado em 18/03/23 às 00:105 minutos de leitura723 views

A cidade de Coxixola está localizada no cariri paraibano, sua comunidade católica é bem fervorosa e invoca as bênçãos do padroeiro local, São José. A Igreja é assistida pastoralmente pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com sede em Serra Branca-PB.

Na noite desta sexta-feira, 17, a comunidade alegrou-se com a visita do Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que presidiu a Missa em mais uma noite do Novenário. Concelebrou com o bispo, o Pároco, Padre Joselito; prestaram ajuda litúrgica os seminaristas que vieram acompanhados por Dom Dulcênio.

Na homilia desta celebração, o Pastor Diocesano iniciou a sua fala chamando atenção para à mudança de vida, recordando que a Quaresma é um convite insistente do Senhor para que todos os seus filhos se arrependam dos seus pecados e voltem à vida da graça, procurando praticar o bem e vivenciando o evangelho.

No Evangelho que a liturgia apresentou para este dia, Marcos 12, 18-34, o autor sagrado coloca um mestre da lei e Jesus num diálogo; Jesus é perguntado qual é o primeiro dos mandamentos, e responde que amar a Deus e ao próximo, formam o maior mandamento de todos.

Nesse intento o bispo explicou que amar a Deus e ao próximo são condições idênticas e inseparáveis porque propriamente não são dois, mas um só mandamento. É o mandamento do amor, com dois termos: Deus e o próximo!

“Portanto, o Cristão pode contentar-se com amar ao próximo com um amor filantrópico, mas deve ama-lo como Deus nos ama. Não basta ver no próximo a dignidade da pessoa humana, mas é preciso chegar a descobrir nele um verdadeiro filho de Deus. São José é um exemplo desse duplo amor: Deus e o próximo”, pregou.

Na outra parte da sua homilia, o bispo falou sobre São José, que tem sido aclamado pelos fiéis católicos da região; Dom Dulcênio pontuou vários aspectos da vida de São José, enaltecendo a virtude do amor ao próximo. Ora, São José abraçou o projeto de Deus e dedicou-se inteiramente a formar e zela pela sua família, a Sagrada Família.

“Desde pequenos somos atraídos, em nossas igrejas, pela imagem de um senhor, em cujas as mãos se portam um lírio branco e um menino. É a imagem de São José, homem íntegro, santo, casto e fiel. Um homem que, no silêncio de suas ações, souber ser agradável a Deus. Um homem que se fez humilde em sua envergadura, e tornou-se guarda e protetor do Filho de Deus feito homem. É, não só dele, mas daquela que o trouxe ao mundo, a Virgem Santíssima, sua esposa”, disse.

Dentre tantos ensinamentos trazidos a respeito do Pai de Jesus, o bispo falou às famílias, que José é um exemplo de homem que perpassa a história; além de guardião, ele foi um pai amoroso que buscou prover as necessidades de sua família. Pediu, pois, aos fiéis, que olhassem para José e buscassem imitá-lo, mesmo diante das inconstâncias da vida.

“José foi pai porque cuidou. Cuidou na caridade, na paciência e no desejo de fazer sua família crescer em Deus. Ele amou sem se colocar no centro. Colocou apenas e unicamente Deus no centro, para que o cuidado que ele dispensou ao Filho e à esposa fossem fruto da liberdade no amor. Concluo dizendo-lhes: ser pai, ser mãe, é, antes de tudo, amar o presente de Deus para os dois. São José interceda por todos os pais, por todas as mães, por todas as famílias”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial