No Distrito de São José da Mata, comunidade paroquial celebra ao Padroeiro

Atualizado em 17/03/23 às 00:064 minutos de leitura620 views

Se aproxima o dia 19 de março, dia dedicado a São José; e aqui na diocese, as paróquias e comunidades que aludem ao referido santo padroeiro seguem se preparando e celebrando os seus festejos; nesta quinta-feira (16), o Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, esteve em mais uma paróquia participando do novenário votivo ao Pai de Jesus, desta vez, foi a Paróquia que fica situada no Distrito de São José da Mata-PB, Forania Cidade Oeste de Campina Grande

Concelebrou a Santa Missa com o bispo, o Pároco local, Padre Lúcio Flavio, que disse ser uma alegria contar com a presença do Pastor Diocesano em mais uma noite de novenário. Na homilia refletida junto a essa comunidade paroquial, o bispo lembrou que o Tempo Quaresmal é um momento oportuno para se ouvir a voz de Deus. Também refletiu em sua pregação sobre a pessoa de São José, apontando-o como um amoroso pai.

Na primeira leitura da liturgia deste dia, o profeta Jeremias escancarou o pecado de Israel; o povo não ouviu a voz do Senhor, não ouviu os profetas e andou para trás. Obstinou-se no erro, não aceitou a correção divina e a sua fé morreu. “Ao longo de sua história, desde a saída do Egito até hoje, esse povo amado por Deus anda por outros caminhos, segue más inclinações e sua vida retrocede, perde qualidade e se esvazia. Andar para trás significa voltar a uma situação de escravidão. Preferimos, muitas vezes, a escravidão em vez da liberdade proposta por Deus”, explicou.

No Evangelho refletido, Dom Dulcênio pregou que estar com Jesus significa estar no Reino, ter o Espírito do Filho; e estar contra Ele, significa estar fora e escravizados à vida pecaminosa do mundo. “No Evangelho encontraremos o modo como Jesus pensava das pessoas, das coisas e dos acontecimentos, o que é que Jesus pede de seus seguidores e como eles devem conduzir-se em suas relações mútuas. Siga Jesus, mas siga-o bem de perto”.

Seguir Jesus, conforme ensinou implica em abraçar o projeto de vida proposto por Ele, assim como São José abraçou o projeto divino de Deus, que transformou a sua vida ao aceitar a Virgem Maria por esposa e ao abraçar à paternidade do Filho de Deus, Jesus Cristo.

“Um homem que se fez humilde em sua envergadura, e tornou-se guarda e protetor do Filho de Deus feito homem. José fez a vontade de Deus, as vidas dos que fazem a vontade de Deus, as vidas dos que caíram e se ergueram, a vida dos que têm em si a marca do eterno, se convergem para apenas um ponto: Jesus Cristo”, disse.

Mais à frente, lembrou que São José amou a sua família, pois guardou, protegeu e defendeu de todos os perigos possíveis. Conforme ensinou, José amou com um coração de Pai, e partindo da Carta Apostólica do Papa Francisco Patris Corde, destacou que São José foi um grande guarda da Sagrada Família, pois enfrentou a vida suportando todas as humilhações.

“José amou Jesus. E, por lhe amar, foi capaz de, com o coração, ser seu pai; em todas as dificuldades vividas por São José, ele soube ter coragem de enfrentar cada uma de um jeito novo, de algum modo. É a fé dele que não vê limites para chegar ao Bem”, referenciou.

Continuidade dos festejos.

A festa na Paróquia de São José, em São José da Mata, começou dia 10 e segue até o dia 19 de março, próximo domingo.

Por: Ascom
Com fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia