Em Parari-PB: Comunidade Paroquial celebra a São José

Postado em 15/03/23 às 23:015 minutos de leitura677 views

A Paróquia de São José, que está situada na forania cariri I, deu inicio neste dia 15 aos festejos alusivos ao Glorioso padroeiro São José; este ano a comunidade paroquial refletirá à luz do tema: “São José, Pai com o coração ardente do Filho; pés a caminho da missão”. O primeiro dia de festejos foi marcado por alvorada, caminhada da fé, café comunitário, leilão de animais, e a Santa Missa das 12h que foi presidida pelo Pároco, Padre Bruno.

À noite, continuando com a abertura da festa, a paróquia acolheu com alegria a presença do Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos. O Pároco, Padre Bruno Costa juntamente com o Diácono Permanente Antônio Tributino, agradeceram ao bispo pela vinda à Parari-PB, bem como o empenho dos paroquianos para mais uma festa de padroeiro.

Santa Missa

Toda a paróquia foi mobilizada a participar com muita fé e piedade desses dias votivos e cheios de devoção a São José, e na Missa presisida pelo bispo, uma grande quantidade de fiéis estiveram presentes na Matriz. Na homilia, o bispo falou sobre a Lei divina e a relação delas com Jesus Cristo, também destacou a grandiosidade do santo padroeiro.

Dom Dulcênio começou a sua pregação ensinando que o livro do Deuteronômio relata um cuidado de Deus para com o seu povo, este único Deus, também pede que o povo pratique as leis, esteja sempre em observância para serem abençoados e felizes. Segundo pregou, Moisés passa ao povo as leis e os decretos, tendo, pois, essa missão de ensina-los e cumpri-los.

“Cumprir os ensinamentos de Deus é uma forma de tê-lo sempre presente. Moisés recomenda que o povo tenha cuidado e cumpra com zelo estas leis, não esquecendo ou desvirtuando-as, mas sim procurando mantê-las na memória e no coração”, pregou.

No Evangelho proclamado, Mateus 5,17-19, Jesus diz que não veio abolir as Leis, mas dar-lhe pleno cumprimento, e aqueles que a praticarem serão considerados grandes no Reino de Deus. Segundo o Bispo, Jesus quis dizer que a observância da lei será continuada a partir da vivência evangélica e de tudo o que próprio Jesus ensinou.

“A perfeição evangélica continuará, pois, na observância do Evangelho e no modo de observa-lo: Observa com verdadeiro espírito de amor e de entrega à vontade de Deus. Por isso meus irmãos, o Apóstolo de Jesus tem de esforçar-se pela implantação do Reino de Deus no mundo e Reino de Deus é um reino de justiça, de verdade, de amor e paz”, pregou.

Na segunda parte da sua homilia, o Pastor Diocesano lembrou que São José, foi um grande homem e cumpridor das leis divinas, Deus escolheu José para ser pai do filho seu, e não foi uma escolha meramente à toa, José foi justo, simples e íntegro, soube observar as leis.

“São José era justo não porque apenas seguia uma lei superficial, mas porque conformava sua vida à vida em Deus, agindo com retidão no amor e na misericórdia. Que exemplo para todos nós!”, afirmou.

Ao trabalhar a temática da festa, Dom Dulcênio chamou atenção para a Carta Apostólica Patris Corde (Coração de Pai), escrita pelo Papa Francisco, e destacou que José amou Jesus com um coração de pai, porque mesmo sabendo que Jesus não era seu Filho na carne, dedicou-lhe toda a sua vida como se fosse.

“Guardo-o, protege-o, defende-o, e lhe deu todo amor possível José teve a coragem de assumir a paternidade legal de Jesus”. Essa coragem só foi possível porque houve amor. Só tem coragem de enfrentar a vida, quem ama. Quem ama de verdade não tem medo de suportar aquelas humilhações que poderiam ter ocorrido. José amou Jesus. E, por lhe amar, foi capaz de, com o coração, ser seu pai”, pregou.

Continuidade da Festa do padroeiro

As festividades em Parari-PB seguem até o próximo domingo, 19 de março. No decorrer desses dias acontecerá ofícios divinos da Quaresma, ministração da Unção dos Enfermos e Benção do Santíssimo Sacramento, missas e no encerramento a procissão que percorrerá as ruas da cidade.

Por: Ascom
Fotos: Pascom paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia