Chega ao fim a Visita Pastoral Canônica na Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres

Atualizado em 13/03/23 às 00:015 minutos de leitura662 views

O último dia da Visita Pastoral Canônica realizada pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos à Paróquia de Nossa Senhora dos Milagres com sede na cidade de São João do Cariri, que aconteceu neste domingo (12), foi marcada pela ida do bispo à Secretaria Paroquial e pela santa Missa ocorrida no Santuário dos Milagres.

A visita na secretária ocorreu por volta das 8h da manhã, momento reservado à observância da administração e conservação da paróquia, a conferência dos livros paroquiais e outros bens. Logo em seguida, o bispo presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelo Pároco e Reitor, o Padre Assis Meira, com a assistência litúrgica do Diácono João Igor.

Nesta celebração, Dom Dulcênio investiu novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, ao tempo em que agradeceu ao Padre Assis por toda acolhida e assistência. Também agradeceu imensamente aos paroquianos por toda hospitalidade e carinho prestados. Padre Assis por sua vez, o Pároco e Reitor, rendeu graças a Deus pelos dias de convivência e aprendizado junto ao bispo.

Santa Missa

O Evangelho deste III Domingo da Quaresma, apresenta o conhecido relato entre Jesus e a mulher samaritana; conforme ensinou o bispo, tal relato bíblico é cheio de sentido espiritual, a saber, por exemplo, do encontro que transforma a vida daquela mulher; Dom Dulcênio explicou o texto sagrado do ponto de vista histórico, bem como explicou toda a teologia envolta desse riquíssimo relato.

“O que significa o meio-dia medido pelo "relógio" das linhas de São João? A prioridade não era quantificar quão adiantado estava o dia, mas o momento em que a graça - que é Cristo - chegou. Carregando o cansaço da humanidade em Si, Jesus chega no zênite dos tempos. Depois do meio-dia, o sol principia o seu percurso para crepuscular-se. Assim se deu o encontro do tempo com a graça. Depois deste encontro, a história iniciou a sua marcha para o fim. Também com o "meio-dia" temos o horário mais quente e, consequentemente, mais sedento, no qual o corpo já começa a fatigar-se. Jesus, veio na plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4) para socorrer-nos na nossa necessidade mais premente: a sede de Deus”, ensinou.

Ainda de acordo com os ensinamentos do Pastor Diocesano, Cristo é a única fonte capaz de saciar a sede de toda humanidade, que por vezes busca água em lugares estranhos, pobres, perigosos… “No afã de saciar-se, busca até lama. Quiçá, busca-a no peso da sua história, fazendo um paralelo com a dimensão histórica apresentada há pouco e relacionando-a da dificuldade que se tem de tirar água do poço para carregá-la conosco. A humanidade sedenta, erroneamente, pensa que, sozinha, poderá se saciar”, disse.

A grande mensagem deixada por Dom Dulcênio, ao povo de Deus que esteve no Santuário, neste dia, é que Cristo e a Samaritana se encontraram para iniciarem um relacionamento de amor profundo (e não simplesmente carnal), que figura, em Cristo mesmo, na Sua única Pessoa divina, o encontro de Deus com a humanidade, gerando a comunhão proporcionada pela fé.

“A humanidade, visitada, assumida, desposada e, simultaneamente sedenta, deve abrir-se para ser dessedentada por Aquele que não está junto ao poço, mas que é o Poço. Escutando tal convite, reconheçamos Cristo, e bebendo Dele, sempre Lhe desejemos”, finalizou.

Encontro com o setor Juventude da Paróquia e confraternização

Às 15h, o Senhor Bispo encontrou-se com a juventude da paróquia, sendo um momento bem dinâmico e fraternal. Ocasião pela qual, o jovem Diácono João Igor que acompanhou o bispo durante toda a visita falou um pouco sobre vocação, assim como o Seminarista Mateus que também deixou uma palavra aos jovens sobre a importância de seguir os caminhos de Deus nos tempos atuais. A tarde foi concluída com uma confraternização reunindo todos os membros dos grupos de serviços e movimentos bem como a juventude.

Com informações e fotos: Diác. João Igor com Pascom Paroquial.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia