Em São Sebastião do Umbuzeiro-PB, Paróquia celebra ao Padroeiro

Postado em 20/01/23 às 23:045 minutos de leitura930 views

Dia 20 de janeiro, a Igreja lembra a santidade de São Sebastião, o Soldado Martirizado! Na Diocese, há Paróquias, Área Pastoral e dezenas de comunidades em festa celebrando ao fiel e santo guerreiro de Cristo. O Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, esteve na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro-PB, onde junto aos devotos e paroquianos daquela localidade, prestarem culto a Deus pelos méritos do padroeiro.

Padre Marcos Souza, Pároco local, e Padre João Paulo, Pároco de Cuité, concelebraram com o Senhor Bispo, presentes também seminaristas, autoridades locais e todo o povo de Deus, que numa bonita manifestação de fé, participaram da Santa Missa e também da procissão.

Homilia

“Deus nos dá a graça de celebrarmos mais uma festa de São Sebastião. Foi ele que, preferindo a fidelidade a Cristo, a toda e qualquer honra civil e militar, foi excluído dos guardas do exército e morto na perseguição de Diocleciano”, estas foram as palavras iniciais do Bispo na homilia pregada à comunidade, destacou também que o soldado guerreiro, enxergou em Cristo, a força da vida e do amor.

O Evangelho proclamado de Mateus 10, 28 a 33, Jesus pede a seus discípulos que não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas vivam preocupado com aquele que tem poder para destruir corpo e alma no inferno, o juiz supremo!

“Quem for testemunha fiel de Cristo, será por ele, recomendado a Deus. Isso era válido no tempo em que o evangelho foi escrito, quando se apresentavam as perseguições e as deserções. Continua válida hoje. Se Cristo nos associa à sua obra e nós lhe somos fiéis, podemos confiar que Deus mesmo não nos deixa afundar; Jesus se responsabiliza por nós. Mas, se deixarmos de dar nosso testemunho e cedermos diante dos ídolos, do poder, lucro, espera-nos a sorte dos ídolos: o vazio, o nada... É uma questão de opção”, pregou.

Pautando-se no pensamento de São João Crisóstomo, o bispo disse que todo aquele for fiel a Cristo, não somente ensinará publicamente com uma santa fortaleza, mas convencerá os corações, pois a obediência à Sua palavra trouxe muitos homens para juntos dos apóstolos.

“Proclamar o reino em solidariedade em Cristo significa, hoje, empenho pela justiça. Empenho colocado à prova por forças externas (perseguições e até morte). Permaneçamos firmes naquilo que assumimos, mesmo correndo perigo de vida – pois é melhor morrer como São Sebastião do que desistir do sentido de nossa vida. É melhor morrer em solidariedade com Cristo, como aconteceu com o Mártir São Sebastião, do que viver separado dele”, disse.

A mensagem principal que o Evangelho comunica neste dia, diz respeito a fé professada em Jesus Cristo, ou a negação a Ele, o Senhor: “O caminho que Jesus nos mostra e o respeito do qual ele pede nosso testemunho, é o caminho da vida. Não podemos diante do mundo, professar o contrário, pois então negamos diante de Deus o caminho da vida que, em Jesus, ele nos proporciona”, afirmou.

Ao findar a sua pregação, o bispo pediu aos fiéis que sejam intrépidos no anúncio da verdade, sejam leais e seguidores dos ensinamentos da igreja, e firmes na fé em Jesus Cristo, pois o próprio Senhor não prometeu aos apóstolos a libertação da dor, da perseguição, da morte. Porém, o apóstolo sabe que a sua vida e a sua morte estão nas mãos de Deus, que governa o mundo.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial