Escola de Catequese do Regional Nordeste 2 da CNBB celebra 10 anos

Postado em 17/01/23 às 14:284 minutos de leitura540 views


Aconteceu entre os dias 12 a 15 no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, a Escola do Regional Nordeste 2 de Formação de Catequistas - Escola Irmã Visitation. Participaram 154 alunos oriundos dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Neste semestre os alunos matriculados viram o Primeiro Módulo - QUERIGMA, onde aprofundaram os conteúdos dentro da perspectiva do eixo Bíblico-Catequético; as matérias foram ministradas pelos professores, Pe. Elison Silva, de Maceió-AL e o Pe. Jorge Rodrigues sacerdote de Campina Grande.  

A distribuição dos conteúdos se deu da seguinte forma: 

- Introdução à Sagrada Escritura: Prof. Pe Elison Silva;
- Caminhos de Interpretação da Palavra: Prof. Pe Jorge Rodrigues;
- Jesus Cristo: Cartas Paulinas: Prof. Pe Jorge Rodrigues;
- Escritos Joaninos: Prof. Pe Elison Silva.

Durante o Período das aulas, quem por lá passou e conferiu os trabalhos, bem como deixou uma mensagem de incentivo, foi o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, o prelado esteve com os catequistas e professores e de forma fraterna e entusiasmada. Outra presença constante, foi a do Bispo referencial da Comissão para Animação Bíblico-Catequético Dom Mariano Manzana, que celebrou a missa de abertura dos trabalhos e permaneceu na escola até o fim dos trabalhos.

Presente também, esteve o Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Pe. Jânison de Sá, e o Presidente do Regional do Nordeste 2, Dom Paulo Jackson, os quais participaram da mesa para entrega dos certificados dos concluintes 2023.1, além de estarem em contato com os catequistas durante vários momentos da Escola.

Na assembleia, foram partilhadas as atividades realizadas em cada diocese, na perspectiva de formação das escolas diocesanas de catequese, projeto acordado na assembleia anterior para o regional, ao tempo em que se falou sobre o rito de instituição do ministério dos catequistas; de forma sinodal, com os representantes presentes, foi buscado efetivar os projetos propostos para a catequese na região. Neste encontro, registrou-se um momento entre as Províncias eclesiásticas, oportunidade que elegeu como articulador o padre Everton coordenador na Diocese de Cajazeiras.

Neste ano de 2023 a Escola de Formação de Catequistas completa 10 anos, assim, com este módulo iniciou-se uma série de eventos para comemorar esta data significativa na formação dos catequistas do Regional. O Encerramento das atividades deu-se no domingo, 16, às 9h com a missa na Igreja do Convento Ipuarana, contando com a participação de todos que agradeceram pelos êxitos de mais um módulo e os 10 anos da Escola Irmã Visitation

Com informações e fotos: Coordenação da Escola de Formação de catequista Nordeste 2;
Informou-nos também, Marivone e Romênia da Diocese de Campina Grande, com correção do Padre Jorge Rodrigues

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)