Paróquias da Diocese festejam, neste mês de janeiro, São Sebastião

Atualizado em 19/01/23 às 11:4413 minutos de leitura2344 views

De Picuí-PB a São Sebastião do Umbuzeiro-PB, inúmeras festas alusivas ao Santo mártir Sebastião, são celebradas. Ao todo, na diocese, são 5 paróquias, uma área Pastoral, e várias de comunidades espalhadas em todo o território que festejam ao fiel seguidor de Cristo.

O dia de São Sebastião é celebrado em 20 de janeiro, mas muito antes disso, as paróquias e comunidades preparam novenários, procissões e inúmeras ações que aludem o patronato deste santo, muito cultuado na região nordeste.

Abaixo listamos para vocês as paróquias com as suas artes e algumas programações.

Em Campina Grande:

Paróquia de São João Maria Vianney e São Sebastião (Seminário Diocesano)

Na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, com sede no bairro da Liberdade, há uma comunidade muito tradicional, que fica no bairro da Estação Velha, a comunidade de São Sebastião, que celebra ao seu padroeiro de 17 a 21.

Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, do Médice, também existe uma comunidade alusiva a São Sebastião e está localizada no bairro das Três Irmãs, por lá, os festejos são de 18 a 21.

Na Forania Agreste I:

A Paróquia de São João Batista (Fagundes-PB), celebra ao seu Co-Padroeiro São Sebastião, abaixo você confere as informações:

Ainda no Agreste I, para se ter ideia, na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, de Boqueirão, existem 5 comunidades alusivas a São Sebastião; três delas, nos enviaram suas artes:

Na Forania Brejo:

No Brejo, uma paróquia, uma Área Pastoral e uma comunidade festejam o santo padroeiro.

A paróquia de Santa Ana, agora é responsável pela Comunidade de São Sebastião, que fica no Distrito de São Tomé, por lá, a comunidade festa de15 a 22.

Na mesma região, mas na cidade de Matinhas-PB, que é Área Pastoral, a comunidade também celebra ao mesmo patrono.

Já em São Sebastião de Lagoa de Roça-PB, a tradicional e certamente maior festa daquela região brejeira, neste período, é a da paróquia local que festeja de 11 a 20 de janeiro.

Na Forania Cariri I e II:

No Cariri I, o destaque vai para a Paróquia de São Sebastião, com sede na cidade de Gurjão-PB, por lá, os paroquianos celebram de 13 a 21 de janeiro.

No Cariri II, a Festa na cidade São Sebastião do Umbuzeiro-PB, vai de 11 a 20 deste mês.

Na cidade de Amparo-PB, território da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, com sede na Prata-PB, a comunidade local também festeja o seu padroeiro, de 13 a 22 deste mês.

Curimataú

Na Forania do Curimataú, as atenções se voltam para a cidade de Picuí, onde São Sebastião é celebrado na paróquia, neste ano de 13 a 23.

No Sericar:

A Paróquia de Santa Ana, de Soledade, tem uma comunidade de grande porte, situada na cidade de Olivedos, por lá, a festa é bastante tradicional.

Por: Ascom com ajuda das pascons.