Em olivedos-PB, Comunidade inicia festejos alusivos a São Sebastião

Postado em 11/01/23 às 22:436 minutos de leitura1390 views

A Igreja de São Sebastião, que fica situada na cidade de Olivedos-PB, território pastoral que pertence à Paróquia de Santa Ana, de Soledade-PB, desde o dia 10, iniciou as atividades preparatórias à festa do Padroeiro São Sebastião, santo bastante cultuado na região nordeste do Brasil.

No segundo dia de programação, quem presidiu a Santa Missa, foi o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que por mais um ano, foi acolhido de forma muito calorosa pela população local. O Padre Bosco, Pároco; o Padre João Batista, Vigário e o diácono Divaldo, juntamente com os seminaristas estiveram no presbitério auxiliando o Senhor Bispo. Prestigiaram também este momento de fé, algumas autoridades locais.

Na reflexão pregada aos fiéis católicos que participavam da missa, ou os que acompanhavam pelas redes sociais, o Bispo disse que a festa de um padroeiro, é sempre uma oportunidade para a comunidade se renovar espiritualmente; isto porque, a cada noite de celebração, a mensagem trazida a partir da Palavra de Deus, serve como um retiro espiritual.

Ao refletir a palavra de Deus, o bispo falou sobre a Carta aos Hebreus e destacou que Jesus, ao participar da nossa vida, assumindo a condição humana, assumiu nossas dores, nossa situação de servidão e morte, para nos livrar de tudo isso. Por isso Jesus deu a vida para nos salvar. Ele veio ao mundo exclusivamente por nossa causa.

“Como seres humanos, estamos sujeitos aos sofrimentos. Neste sentido, Jesus fez de tudo para se assemelhar a nós. Ele participou em tudo a condição humana, menos no pecado”, pontuou.

No Evangelho proferido, Marcos 1, 29-39, o autor sagrado procurou mostrar quem é Jesus, e o apresenta realizando imensas curas; depois de todo trabalho apostólico; com isso ensina que o poder de Jesus, sobre as doenças e os demônios, provém da sua constante e ininterrupta comunhão com o Pai, por meio da oração, do diálogo pessoal com Ele.

“Ensina-nos também que Jesus veio para salvar todos os homens; assim, cura os enfermos de toda espécie de doenças, sem excetuar nem mesmo os próprios possessos do demônio. Busquemos a Jesus sempre e em todos os momentos de sua vida; procure conhecer mais a Jesus, procure servi-lo cada vez mais e com maior entrega, para ama-lo com toda sua alma; porque se você o procura, encontrará, com ele e nele, a paz, a alegria do coração, a infinita felicidade”, pregou.

O bispo também falou sobre a importância da oração, a qual o cristão católico necessita; ademais, pediu que aprendesse junto a Jesus a retirar-se com frequência, para a solidão, para o silêncio, para a oração; sobretudo quando tiver nas mãos algum assunto sério ou perante alguma decisão que influa em sua vida ou na vida dos outros.

“Certas realidades espirituais só são vistas em sua verdadeira dimensão no silêncio e na solidão, porque somente nessas circunstancias é que Deus se revela a cada ser humano”, disse.

O bispo concluiu a sua reflexão desejando que todos os fiéis aprofundem esses dias em preparação a festa do padroeiro, e sejam impulsionados a viverem a exemplo de São Sebastião, que preferindo a fidelidade a Cristo à toda e qualquer honra civil e militar, foi excluído das guardas do exército e morto na perseguição de Diocleciano.

Por: Ascom
Fotos: Pascom de Olivedos e Soledade