Em Baraúna-PB, Dom Dulcênio participa dos festejos alusivos à Padroeira da cidade

Postado em 29/12/22 às 00:445 minutos de leitura795 views

A Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, celebra de 28 de dezembro a 07 de janeiro, mais uma edição da festa da padroeira, tendo o seu início nesta quarta-feira, os fiéis vivenciam esses dias festivos cheios de fé e devoção. Logo cedo, nesta quarta (28), foi realizada uma alvorada às 05h marcada por uma carreata anunciando aos citadinos que a paróquia se preparava para festejar sua padroeira.

Às 08h teve missa na Matriz, e às 17h os fiéis se concentraram na entrada da cidade para acolher a imagem peregrina de Nossa Senhora do Desterro vindo de Sossego, onde deram início às 18h a mais uma carreata pelas ruas da cidade; às 19h30, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

O bispo foi acolhido com muita festa pelos fiéis da paróquia, ao tempo em que agradeceu a acolhida do Padre Henrique e do seu povo, que conheceu de perto meses atrás com a visita pastoral. O Bispo trouxe uma mensagem de esperança neste tempo do Natal e pediu aos cristãos que vivenciassem com intensidade os festejos da padroeira.

Homilia

Acerca da reflexão trazida, Dom Dulcênio deteve-se a falar sobre a festa dos Santos Inocentes Mártires, Festa que está na oitava do Natal do Senhor Jesus e diz respeito as crianças que foram mortas por ordem de Herodes, que enfurecido não aceitava a existência de um outro rei e por conta disso, mandou matar as crianças de dois anos para baixo

Segundo o bispo, os Santos Inocentes, também conhecidos por “flores dos mártires”, deram testemunho de Cristo, não com palavras, pois não sabiam falar, eram crianças de até dois anos de idade, mas com o sangue.

“Os Santos inocentes são vítimas imoladas pela ferocidade de Herodes. Os inocentes pertencem, justamente com Santo Estêvão e com o evangelista João, ao cortejo do rei messiânico e lembram a eminente dignidade das crianças na Igreja”, ensinou o bispo.

O evangelista Mateus narra que, quando Jesus nasceu em Belém, alguns Magos se apresentaram ao rei Herodes para lhe perguntar onde estava o Menino - o Rei dos Judeus - para adorá-lo. Herodes quis saber mais informações, com a intenção de matá-lo e sentindo-se traído pelo não retorno dos Magos, baixou um decreto assassino contra as crianças.

“Irmãos e irmãs, que felicidade para as criancinhas inocentes de Belém, que puderam morrer por Nosso Senhor! Se não os tivesse alcançado o bárbaro decreto de Herodes, mais tarde talvez tivessem feito como a multidão, que exigiu a morte de Jesus Cristo. Os pais daquelas crianças choraram amargamente e ficaram inconsoláveis, mas Deus em sua bondade aproveitou-se da maldade humana e deu àquelas florzinhas uma glória, que excede toda a imaginação – A morte de uma criancinha é sempre causa de grande dor para os pais. Quando os pais não têm o coração para Deus, a morte de uma criança, não representa nada, se fosse o contrário não abortaria”, pregou.

Terminou sua pregação pedindo a Deus que conceda aos pais o amor aos seus filhos, dando-lhes a educação em todos os aspectos, especialmente a educação religiosa. “Que nossas crianças sejam amadas e respeitadas desde o ventre materno até sua idade adulta”, concluiu.

A Festa

A Festa na Paróquia segue com missas na igreja Matriz no decorrer dias subsequentes, no dia 31, acontece missa às 19h30 e às 22h; no dia 01, os horários das missas são às 9h e às 19h30; no dia 06 haverá alvorada às 05h, missa às 09h e 17h e às 18h acontece procissão. No dia 07 haverá o encerramento também com uma programação especial, 14h concentração da Tratorada, isto é, vários veículos tratores, que percorrerão as ruas da cidade a partir das 15h; às 16h tem a Santa Missa que encerrará toda a programação.

Com informações e fotos: Pascom de Baraúna