Santa Missa da Solenidade do Natal do Senhor

Postado em 25/12/22 às 22:266 minutos de leitura759 views

A Santa Missa da Solenidade do Natal do Senhor Jesus, este ano de 2022, caiu em um dia de domingo, e como acontece semanalmente na Catedral a Missa do Lar, às 10h, este ano, providencialmente, a missa do lar foi a da solenidade do natal, sendo presidida pelo Senhor Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Concelebrou com o bispo, o Vigário Geral, Padre Luciano, presente também, o Diácono Ricardo Soares, os seminaristas, equipe litúrgica e um bom número de fiéis que participaram na Catedral.

No turno da tarde, no mesmo domingo (25), Dom Dulcênio presidiu Missa e Crisma de 18 jovens e adultos na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Distrito de Galante. E na homilia reservada para estas celebrações, destacou que o Natal é a festa da justiça do amor de Deus, que pela encarnação, propiciou ao gênero humano a graça da salvação.

Homilia

“Hoje, em Cristo, Deus fez-nos conhecer a Salvação”, este foi um dos cernes da pregação proferida pelo Pastor Diocesano neste dia, que também refletiu acerca da grandeza circundante que é o mistério do Natal, que consiste na encarnação do Verbo, na pessoa de Jesus, que se faz carne para salvar a carne.

“A salvação se revela no rosto infante de Jesus que comunica a todos a sua justiça, que caminha par e passo com o seu amor; a justiça de Deus que nos liberta do pecado adquiri os caracteres do amor! Deus nos faz importantes, ao se dignar assumir nossa humanidade; lembremos que o verbo de Deus, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, em tudo participou da humanidade, exceto o pecado”, afirmou.

Ainda segundo os ensinamentos de Dom Dulcênio, Deus desejoso por salvar a humanidade, inclinou-se para socorrer o seu povo, despojou-se para dignificar o homem, abaixou-se para soerguer às alturas o gênero humano: “Nós celebramos a kenósis, isto é, o abaixamento de Deus, esquecendo-se de si, de quem Ele é, de quem somos, do que fizemos, do mal que praticamos, Jesus assume a nossa humanidade para nos salvar!”.

E continuou afirmando que o Natal de Jesus é o amor, o puro amor, no qual Deus se faz nada, a fim de clarificar o homem, iluminando-o com a luz da verdade: “Contemplemos o menino na manjedoura, aquele que se inclina, contemplemos na sua fragilidade que nos revela o indizível amor de Deus, e contemplando-o, contemplemo-nos, porque na sua face, na sua humanidade estamos cada um de nós socorridos, válidos, resgatados por ele, que se humaniza para nos divinizar”, refletiu.

O bispo concluiu a sua pregação pedindo aos fiéis, tanto os que estiveram na missa pela manhã, como à tarde com os fiéis do Distrito de Galante, que fixem os olhos no Menino Jesus, e confiem na intercessão de Maria e José, sendo-lhes gratos pelos incontáveis benefícios descidos e infundidos pela encarnação do verbo de Deus.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Catedral e Thaís Castro (Pascom de Fagundes) com apoio da Pascom de Galante.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia