Santa Missa com rito das exéquias pela alma da Irmã Sueli

Postado em 22/12/22 às 14:555 minutos de leitura1478 views

Na manhã desta quinta-feira (22), o Bispo Diocesano de Campina Grande-PB, Dom Dulcênio Fontes de Matos presidiu a Missa com rito das exéquias da Irmã Sueli Madalena Wardenski da Congregação Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora; a irmã residia em Soledade e faleceu aos 63 anos de idade.

A missa ocorreu na Igreja Matriz de Santa Ana, e reuniu padres da região, o Diácono Divaldo, e o povo de Deus que esteve presente participando e se despedindo da religiosa. Após a missa, o corpo foi levado para o Cemitério e Crematório Parque da Paz em Campina Grande, com cerimônia de entrega para a cremação marcada para as 16h.

A Diocese, na pessoa de Dom Dulcênio e a Paróquia de Santa Ana na pessoa do Pároco, Padre Bosco emitiram notas de falecimento ao tomarem conhecimento da morte da Ir. Sueli.

Homilia

Na homilia que Dom Dulcênio proferiu, ele introduziu sua fala destacando que a partida da Irmã Sueli será sentida não apenas pela congregação, mas por toda a comunidade paroquial de Soledade, a qual tinha um grande apreço pela vida desta missionária. O bispo ainda comentou que encontrava na irmã, além da alegria e da simplicidade, características próprias de Sueli, o exemplo do silêncio.

“Me lembro que numa ocasião aqui nesta igreja, ela acompanhava tudo atentamente, quando falávamos de vocação e da OVS, ao final do encontro, ela me chamou lado e externou tudo o que estava em seu coração, me ajudando na caminhada. Alegria, simplicidade e silêncio, eu via o silêncio de Nossa Senhora!”, afirmou Dom Dulcênio.

Ao meditar nas palavras do Santo Evangelho, o Senhor bispo encheu toda comunidade de esperança, ao afirmar que a Palavra de Deus, é um consolo para todos os que creem na vida eterna: “O evangelho nos consola. Saudade sim, tristeza não, é o que costumo dizer, tenhamos a esperança na ressurreição; a nossa fé nos aponta para o céu, pois nós celebramos a vida em Deus, nossa irmã Sueli passa a viver em Deus”, comentou.

E concluiu desejando às Irmãs Franciscanas Missionárias, força e perseverança e que doravante vejam o exemplo da Irmã Sueli, buscando imita-la no serviço e no amor ao próximo: “Jesus disse: ‘Eu sou a Ressurreição e a Vida! Aquele que crê em mim, jamais morrerá!’; e como afirma o Apóstolo Paulo, Cristo ressuscitou e nós ressuscitaremos com ele. O testemunho da irmã Sueli, o amor pelos pobres, sua missão deixará um legado e gerará vocações para a congregação. Sigamos firmes crendo em Jesus Cristo!”, findou.

Sueli Madalena Wardenski

A Senhora Sueli Madalena Wardenski, foi uma Irmã Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora que deu a sua vida à causa do Reino de Deus. Nasceu em Canoinhas aos 27 dias de fevereiro de 1959. Sua vocação religiosa foi despertada no seio familiar com a prática diária da oração e a vivência na vida comunitária eclesial.

Em 1978, entrou no juvenato da Congregação; em 1979 fez o postulantado e em 1980 ingressou no noviciado, em Chapecó-SC; em 1982 fez a sua primeira profissão de fé em 1986 a profissão perpétua.

Dedicou sua vida e missão à causa dos mais necessitados, para isso cursou graduação de enfermagem e obstetrícia, fez pós-graduação em infecção hospitalar e outros cursos de aperfeiçoamento.

Irmã Sueli chegou à Paróquia de Soledade em fevereiro de 2017, assumindo a missão junto as comunidades do Jesus Menino no bairro Gouveião e Santa Bernadete no bairro Chico Pereira. Mais adiante assumiu a Comunidade de São José no bairro do Alto São José. Trouxe projetos como, o Mãos Solidárias para a Paróquia e sempre esteve assumindo sua missão com compromisso e humildade junto aos mais pobres se espelhando na vida de São Francisco e Santa Clara, padroeiros da Congregação.

Foram 40 anos de vida consagrada, tempo pelo qual passou em 9 fraternidades da congregação atuando nas áreas da saúde, na pastoral paroquial, na formação e na coordenação da fraternidade. Tinha grande amor pelo povo de Soledade-PB, amava exercer a enfermagem, buscando cultivar os dons dados por Deus a serviço do povo. A irmã ao longo de sua vida buscou testemunhar a misericórdia de Deus e a simplicidade.

Por: Ascom com informações Pascom de Soledade
Prints da Transmissão.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia