IV Domingo do Tempo do Advento : Missa na Paróquia de Santa Rosa, na Catedral e Crisma em Areial-PB

Postado em 18/12/22 às 23:339 minutos de leitura1276 views

Neste dia 18, a Igreja celebrou o IV e último Domingo do Tempo do Advento, apontando para o grande sinal, a graça salvadora, Jesus Cristo. Um dia antes, no sábado (17), o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, esteve na Paróquia de Santa Rosa, no bairro de mesmo nome, onde abençoou e admitiu 15 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. No domingo pela manhã, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o bispo presidiu a Santa Missa do Lar, e a tarde, esteve na paróquia de São José, na cidade de Areial.

Pela manhã – na catedral – quem esteve presente, ou quem acompanhou pelos meios de comunicação, rádio Caturité e redes sociais, desfrutou da palavra de Deus na homilia do bispo e escutou que os ensinamentos do prelado, tratou da Graça de Deus, que deseja alcançar o ser humano. A primeira reflexão de Dom Dulcênio disse respeito ao pecado que rompeu todas as possibilidades da condição humana alcançar a Deus, que por essa razão, o gênero humano, por muito tempo viveu disperso e ausente da graça santificadora de Deus.

“Com o pecado, a terra do coração humano, que foi criado para comportar Deus, tornou-se pobre e miserável. Aquele que haveria de se alimentar sem lavrar e sem cansaços, vendo-se privado de Deus pela mercê do mal produzida pelo pecado original, por antes ter sido criado capaz de Deus, vê-se numa sofreguidão que pode ser comparada, por analogia, à de uma terra, que de tão sequiosa, está rachada”, explicou.

Entretanto, na plenitude dos tempos, Deus enviou o seu filho para salvar o homem das amarras do pecado, e a partir de Jesus, o homem, enquanto criatura, encontrou-se com o seu criador, com a graça, com a salvação. “Ele está para manifestar-Se. Onde, pois, já se viu que esteja a água mais preocupada em derramar-se do que a terra para receber o que estancará a sua sede? Entretanto, no mistério do amor de Deus, que Se encarna para, doando-nos a Sua graça, salvar-nos, isso acontece. Que sinal maravilhoso esse do amor do Senhor”, pregou.

E continuou: “Esta graça, por mais que seja transbordante e queira nos empapar abundantemente, vem a nós na suavidade do orvalho, da garoa que penetra os sulcos da terra dos corações, encharcando-a sem causar-lhe prejuízos, para que possamos, em nome da graça derramada, brotar no ventre do nosso ser o próprio Senhor”, concluiu.

Missa e Crisma em Areial-PB

Já à tarde, na paróquia de São José, em Areial-PB, forania do Brejo, o bispo realizou a crisma de 38 adultos, mas antes da celebração, o Bispo visitou a obra de construção da casa Paroquial acompanhado pelo Pároco, Padre Danilo, o diácono Douglas Júnior e os seminaristas Mateus e Humberto.

Na missa, Dom Dulcênio refletiu sobre o grande sinal, que a Virgem gerou, Jesus Cristo, o próprio Deus, o Emanuel! Aos fiéis indagou: “para quem é este sinal?”. É interessante observar que no Evangelho deste domingo, São José, aparece como um personagem curioso, sendo ele um homem justo e não querendo denunciar Maria, resolveu partir; mas, Deus o alcança pela mensagem do anjo.

“Não sabemos se a Virgem teve ocasião ou tempo de comunicar a São José a visita e o anúncio do Anjo Gabriel e a consequente concepção milagrosa do Salvador no seu ventre puríssimo. E, por mais que a Virgem o tenha feito, não o conseguira falar tão profundamente como o próprio Deus, pelo anjo, o faria”, disse o bispo.

Concluiu sua pregação, lembrando que a igreja, diuturnamente, aponta para este sinal-realidade: o Salvador. E não apenas nestes tempos de Advento e de Natal que ela o faz: mas, principalmente pela Santa Missa.

“A Igreja, atenta, indica este sinal que se delineia para todos: é pelo Cristo, grande sinal de Deus, que trazemos à obediência da fé todos os povos, chamando-os ao discipulado Daquele que Se fez sinal. A Igreja é Mãe solícita, figura e é figurada pela Virgem-Mãe Maria. A voz da Igreja, que, como profetiza, é fala do próprio Deus para o coração de todos, para que todos sejam salvos, ressoe por todo o mundo, mostrando, claramente, o sinal-Cristo, que Se estampa em suas atitudes de salvação e de libertação em prol dos seus filhos”, findou.

Por: Ascom
Com informações e fotos: Matheus Borges (Equipe de Fotografia Diocesana) Prints da Missa da catedral e Pascom de Areial-PB

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Fotos enviadas pela Pascom de Areial-PB:

Fotos de Matheus Borges (Equipe de Fotografia Diocesana) na Missa que marcou a investidura de 15 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, na Paróquia de Santa Rosa de Lima, no bairro de Santa Rosa, em Campina Grande.