Cáritas do Regional NE 2 da CNBB faz entrega de Unidade de Desenvolvimento de Tecnologias

Postado em 02/12/22 às 21:564 minutos de leitura540 views

Cáritas Brasileira Regional nordeste 2 faz entrega simbólica de UDT (Unidade de Desenvolvimento de Tecnologias), e promove tarde de sensibilização e intercâmbio

Na tarde desta quinta-feira, dia 01 de dezembro, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste2, realizou a entrega simbólica da UDT (Unidade de Desenvolvimento de Tecnologias), a Cáritas Diocesana de Campina Grande através da Cáritas Paroquial de São José Montadas-Pb. A CBNE2 promoveu uma tarde de sensibilização e intercâmbio com grupo de agricultores e artesãs da Paróquia de São José em Montadas-PB.

Foram contempladas com as UDTs as famílias das agriculturas Rosilda Santos de Lima e Maria do Socorro Souza.

O momento teve início às 14h com a oração Inicial, conduzida pelo diácono Valério, que refletindo o evangelho, lembrou da importância gratidão a Deus pelo dom da vida e por tudo o que ele concede. Após o momento de oração, Bruna da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, mostrou as tecnologias sociais implantadas na paróquia em parceria com a Miserreor (instituição católica Alemã) e com o apoio da Cáritas Diocesana de Campina Grande nas duas unidades:

No sítio de Dona Socorro e do Sr. Antônio, um biodigestor, um bioágua, uma fossa biodigestora, um canteiro econômico, e o banco de proteínas que utiliza a água proveniente do banho, da pia de cozinha e da lavagem de roupa;

No sítio da senhora Rosilda, teve a implantação do Bioágua, do viveiro de mudas, um minhocário, espaço para silagem e melhoramento do Curral.

Afonso do CBNE2, que acompanhou o processo de Campo, explicou para as agricultoras como funcionava cada tecnologia social, implantadas nas UDTs que foram visitadas. Ele ainda ressaltou, a importância da divulgação dessas tecnologias para que mais pessoas possam conviver no semiárido nordestino.

Wellington, articulador do fórum Paraíba, lembrou do processo realizado para escolher as famílias, sensibilização e intercâmbio com as famílias, até o momento da implantação.

Após o momento de sensibilização, ocorreu também um lanche com as famílias, oferecido pela Cáritas, seguido da visita as UDTs.

Um momento de grande alegria e aprendizado a esperança de que é possível conviver com o semiárido, é possível ter vida em abundância, "Sonho que se sonha junto torna-se realidade”, destacou o diácono Valério.

Durante as visitas os agricultores transmitiram seus saberes às famílias visitadas que ficaram encantadas e já sonham em implantar as tecnologias em suas propriedades.

Com informações e fotos: Diác. Valério

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia