Em Barra de Santa Rosa-PB, Bispo celebra na segunda noite do Novenário

Postado em 30/11/22 às 22:314 minutos de leitura799 views

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santa Rosa de Lima, em Barra de Santa Rosa-PB, forania do curimataú paraibano, está celebrando o novenário festivo em honra à Virgem Maria, tendo seus festejos iniciados na noite do dia 29 de novembro, seguindo até o dia 09 de dezembro, quando a paróquia completará 49 anos de ereção canônica e a abertura do Jubileu de Ouro.

E nessa preparação, a segunda noite foi marcada pela presença do Reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que presidiu a Missa nesta quarta-feira (30), diante de uma boa quantidade de fiéis, que lotaram a Igreja Matriz da cidade. O Padre Tiago Félix, acolheu com carinho o bispo e os seus seminaristas dizendo ser um momento especial na vida da comunidade.

Na homilia trazida pelo Pastor Diocesano, um olhar aprofundado para o mistério da Imaculada Conceição, dogma mariano que foi proclamado em 08 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX, por meio dessa verdade de fé, a igreja professa que Nossa Senhora foi concebida sem a mancha do pecado original. Nenhuma mácula de pecado lhe atingiu durante a sua vida, pois Ela foi agraciada e escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus.

“A solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora se insere no contexto do Advento do Natal, unindo a espera do Messias com a admirável memória da Mãe de Jesus e nossa Mãe. Maria é toda santa, isenta de toda mancha de pecado, pelo Espírito Santo como que plasmada é feita nova criatura já profeticamente “anunciada” na promessa feita aos progenitores da vitória sobre a serpente, Maria é a Virgem que conceberá e dará à luz um filho cujo o nome será Emanuel”, pregou.

Conforme explicação do bispo em sua homilia, o mistério da Imaculada Conceição exclui totalmente o pecado original e as desordens da concupiscência e o pecado pessoal, incluindo, porém, a posse da graça santificante. Graça esta que esteve com a Virgem Maria desde a sua concepção.

“Maria, desde o princípio era possuidora da graça santificante, e junto com esta de todos os bens que a acompanharam, isto num grau não comum, mas numa abundância tal, que santo nenhum até o fim da sua vida chegou a possuí-la. Na vida da Virgem Maria não houve um momento sequer, em que se visse privada da graça de Deus; pelo contrário: esta lhe crescia de uma maneira tão exuberante, que não podemos dela formar ideia”, pontuou.

Ainda conforme ensinou, a riqueza do Dogma da Imaculada Conceição para a fé católica é de suma importância, sem restrição alguma, belo e glorioso. “No mistério da Imaculada Conceição encontramos o auxílio para adquirir esta graça, e a conservar. É para nós o penhor da esperança, da consolação, do conforto e da vitória, como o tem sido para a humanidade desde o princípio da sua existência”.

Ao terminar sua homilia, o bispo fez referência a Santo André, cuja festa Litúrgica a Igreja celebra neste dia, e concluiu pedindo ao povo de Deus que frente às tentações, buscasse o auxílio de Santo André e da Virgem Imaculada Conceição, Padroeira de Barra de Santa Rosa e de toda a diocese de Campina Grande.

Por: Ascom
Com informações e fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia