Paróquia de Serra Branca celebra Novenário festivo da Padroeira

Atualizado em 29/11/22 às 00:004 minutos de leitura538 views

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Serra Branca-PB, forania cariri I, está celebrando os festejos alusivos à sua padroeira, com o tema: “Com Maria, assumimos a missão de anunciar Jesus ao mundo”; e na terceira noite do novenário, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a missa em preparação à grande festa da Imaculada Conceição, ocasião também marcada pela Crisma de 38 jovens e adultos.

Os Padres Joselito e Dezenilton, bem como a comunidade, acolheram com muita alegria a presença do Senhor Bispo, que esteve acompanhado do Padre Motinha (Sacerdote de Palmeira dos Índios), e dos seminaristas que ajudaram na celebração. Na reflexão trazida por Dom Dulcênio, um destaque para o tempo do Advento à luz dos festejos da padroeira.

A primeira reflexão do prelado, consistiu num pedido aos fiéis para que vivessem de forma intensa esses dias do Advento olhando para Maria como um sinal eloquente da expectativa pela vinda do Senhor: “Com Maria e com toda criação que espera a libertação invoquemos a vinda do Senhor e a graça de irmos ao seu encontro”, introduziu.

Segundo os ensinamentos de Dom Dulcênio, o Evangelho proclamado de Mateus 8, 5 -11, apresentou dois elementos muito presentes neste tempo do Advento, a Fé e a Esperança; conforme o relato bíblico, o oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”, se colocando diante de Jesus numa condição de humildade.

“Neste Evangelho, propõe-se, por um lado, a fé pouca e vacilante da maioria dos judeus e, por outro lado, a fé sincera e profunda de um centurião romano, oficial que comandava uma centena de soldados e que, não obstante, não pertencesse ao povo de Deus, ao povo da aliança, foi capaz de confiar no poder de Jesus e humilhou-se, pedindo ao Senhor com uma simplicidade comovedora”, pregou.

E continuou: “A humildade é a fonte das graças que o Senhor derramará sobre nós. Não nos consideremos jamais nem maiores, nem melhores que os outros. Tratemos com bondade e brandura os pobres e não fechemos nunca nosso coração a nenhum necessitado”. Adiante, lembrou que o exemplo de um pagão, como o oficial romano, deve servir de estímulo para os cristãos, que sabem, quem é Jesus e o que Ele pode fazer por todos.

Concluiu a homilia destacando que o centurião encarnou na vida dele, algumas atitudes importantes que o cristão é estimulado a buscar, como a fé, a esperança e a humildade para participar da graça de Cristo que vem vindo.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial