Em Santo André-PB, Bispo preside Missa e Crisma

Postado em 27/11/22 às 00:244 minutos de leitura919 views

A comunidade católica da cidade de Santo André-PB, se alegrou na noite deste sábado (26), com a presença do Pastor Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, por ocasião da Festa do Co-Padroeiro Santo André, que foi marcada pela crisma de 37 jovens e adultos. As festividades alusivas ao santo, iniciou-se no dia 20 de novembro e irá concluir no próximo dia 30 de novembro.

O bispo, o Padre Motinha, de Palmeira dos Índios, e os seminaristas foram acolhidos pelo Padre Bruno, o Diácono Tributino e toda comunidade que participou em grande número de fiéis e puderam desfrutar da homilia do bispo que falou sobre prontidão para o Senhor Jesus.

“O Advento, o qual iniciamos neste domingo, e com o qual principiamos um novo Ano Litúrgico, é marcadamente o tempo da esperança: esperamos Aquele que há de vir. E muitíssimos são os sentimentos que preenchem o coração de quem espera. Também estes sentimentos invadem o coração do cristão que diz, como o Apocalipse de São João, com toda a Igreja: "Amém! Vem, Senhor Jesus!", introduziu.

Ao comentar sobre os sentimentos concernentes a esse tempo do Advento, Dom Dulcênio disse que a postura do cristão é a da vigilância, isto porque, quem a Cristo segue, necessita caminhar vigiando e esperando a vinda dAquele que é a Esperança de todos, o próprio Senhor.

“Esta perspectiva da chegada do Senhor, não mais na Sua primeira vinda, mas naquela que será gloriosa, exige de nós o estar despertados, tal como afirmou São Paulo, na Segunda Leitura, na Carta aos Romanos: "Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar". Se o Apóstolo faz tal observação, é porque percebe que muitos estavam no torpor do sono do comodismo, cochilando em berço esplêndido, descurando da fé”, comentou.

Segundo o bispo, aquele que não vigia, que não espera o Senhor, que não se prepara, despoja a veste da graça que o Senhor nos concedeu, e pontuou:  “É por isso que a Segunda Leitura de hoje é encerrada com o imperativo feito por São Paulo: "revesti-vos do Senhor Jesus Cristo’”, pregou.

O Advento, além de tempo de espera, é também um tempo de alegria, porque os cristãos esperam pelo Senhor, e conforme ensinou o bispo, manter-se em espera por Jesus, é um movimento de alegria que enche os corações daqueles que crêem:

“Ele que trará, pelo Seu julgamento, ao mundo paz, pela qual procederemos. Estejamos cientes, a vinda de Jesus, o Filho do Homem (Juiz Celeste), será repentina e inesperada como a “visita do ladrão”. As orientações para o dia do julgamento da salvação são para que os discípulos não vivam despreocupados como aqueles no dia em que Noé entrou na arca”, disse.

Finalizou a sua pregação, pedindo que os fiéis estejam atentos ao momento presente, preparando-se para o encontro futuro com Jesus, participando da vida sacramental, vivendo a palavra de Deus e praticando a caridade. “Como irmãos, estejamos juntos na Igreja de Jesus pela vivência da sinodalidade: na fraternidade, no amor, anunciando e testemunhando Jesus Cristo”, findou.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Santo André

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia