Coordenação Diocesana de Pastoral realiza última reunião de 2022

Postado em 22/11/22 às 14:435 minutos de leitura599 views

A Coordenação Diocesana de Pastoral, o CDP, realizou na manhã desta terça-feira, 22, a última reunião de 2022, com objetivo de fazer uma avaliação do ano e da vivência pastoral. O encontro foi realizado no auditório da Cúria Diocesana e reuniu os padres coordenadores das foranias, os coordenadores das comissões e setores, o coordenador Pastoral, Padre João Afonso e o Vigário Geral, Padre Luciano. Representando a forania cidade sul, na condição de leiga, esteve presente Marilene Alves. O Bispo Diocesano, Dom Dulcênio, não participou desta última reunião por está celebrando missa na Paróquia dos Mártires, em Santa Cecília-PB.

A reunião, de caráter avaliativo, trouxe uma partilha das foranias e das comissões pastorais, que na maioria delas, julgou que os trabalhos no decorrer de 2022, foram bem executados, como destacou o Vigário forâneo do Agreste I, Padre Antônio. Na Forania Agreste II, foi destacado pelo Padre Carlinhos, por exemplo, que além do cumprimento do plano pastoral proposto pela diocese, promoveu integração entre as paróquias da forania, favorecendo o crescimento da comunhão eclesial entre povo e clero.

Um ponto bastante trabalhado e em comum apontado pelas comissões e pelas pastorais, foi a formação acerca do Ano da Caridade, que foi levada aos 4 cantos da diocese, bem como o trabalho das demais comissões, como Liturgia, Catequese, juventude, que estiveram ao longo deste ano em estado permanente de missão.

As foranias do Cariri II e Sericar, nas pessoas dos Padres Gustavo e Tobias, apontaram que os passos foram dados, que as formações foram realizadas que seguem se adaptando com as mudanças dos padres. As foranias cidade norte e curimataú representadas pelos padres Emanuel e Henrique Gustavo apontaram que as reuniões ordinárias e extraordinárias aconteceram, tendo seus objetivos alcançados.

As comissões também expuseram suas ações, como, por exemplo a Comissão Vida e Família que tem à frente, o Padre João Paulo, o qual destacou intensa participação dos leigos nas articulações forâneas e paroquiais, bem como a realização de encontros virtuais e participação em eventos nacionais e regionais.

O Ano Pastoral da Caridade, vivenciado neste corrente ano, teve à frente as Comissões para as Pastorais Sociais e as Instituições de Caridade, coordenadas pelo Padre Miguel e Pelo Padre Sérgio. As pastorais sociais destacaram que foram experiências maravilhosas gerando espiritualidade engajamento de vários segmentos. As instituições destacaram as parcerias que estão sendo criada em torno da Associação de Instituições de Caridade da Paraíba, atraindo esforços e recursos para os referidos trabalhos.

Comissões para a Catequese com o Padre Jorge e Juventude com o Padre Rodolfo, falaram das ações desenvolvidas nas foranias e paróquias; as comissões para o Laicato com o Padre Carlinhos, e Universidades com o Padre Josandro, destacaram como positivos os trabalhos pastorais em 2022, e reforçaram os compromissos para que em 2023 as ações sigam firmes.

2023 será dedicado ao Pilar da Missão, e a Comissão Missionária Diocesana, na pessoa do Padre Marcos já segue se preparando com articulações e a formação da equipe, conforme relatou o padre, 2023, será um momento de trabalhar documentos da Igreja conscientizando toda diocese a importância da sua natureza missionária.

Por fim, o Padre Luciano Guedes falou dos preparativos do jubileu lembrando que os trabalhos estão sendo realizados; o Padre Márcio reforçou que a Pascom está à disposição para contribuir na missão e o Padre Alexandre, que agora assume o setor de Campanhas, disse que representará a diocese num encontro regional.

O Padre João Afonso, agradeceu prontamente pelos serviços desenvolvidos pelas comissões e as pastorais, disse que o CDP é um espaço oportuno de reflexão e partilha para crescer juntos como Igreja missionária, bem como, direcionar os trabalhos pastorais à toda diocese sob a condução do nosso Bispo do Dom Dulcênio.

Por: Ascom
Revisão: Pe. João Afonso