Paróquia dos Mártires, em Santa Cecília-PB, celebra à festa dos seus padroeiros

Postado em 22/11/22 às 14:436 minutos de leitura828 views

A Paróquia dos Mártires São Severino e Santa Cecília, na cidade de Santa Cecília-PB, forania agreste II, celebrou com muita festa, à sua padroeira, sendo lembrada em toda igreja neste dia 22. Santa Cecília, foi uma nobre jovem romana martirizada por volta do ano 230, manteve-se fiel a Jesus Cristo com o seu voto de virgindade perpétua.

Na paróquia dos Mártires, o dia festivo começou cedo com a alvorada às 6h; às 10h, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos presidiu missa solene, abençoou o novo confessionário da igreja e falou da alegria em celebrar junto à comunidade paroquial este dia importante para todos os fiéis católicos da cidade e região.

O Pároco, Padre Arimatéa Júnior, assim como toda a comunidade, acolheram ao Senhor Bispo com muita festa e agradeceram ao pastor diocesano por se fazer presente nos festejos dos padroeiros, Santa Cecília e São Severino. Também esteve presente o Diácono Luiz Felipe e o Padre Simeão Dantas da Paróquia de Nossa Senhora das Victórias, de Vertente do Lério-PE.

O tema da festa deste ano aludiu ao ‘Martírio como um Testemunho de Fé’, e foi justamente partindo desta temática que o bispo introduziu a sua reflexão relatando o heroico exemplo de Santa Cecília que bravamente manteve-se fiel a Jesus Cristo; conforme o bispo abordou na pregação, a virgem Cecília dedicou todo o seu amor a Jesus Cristo, com quem, como fidelíssimo Esposo, se ligou pelo voto de castidade.

E seguiu explicando que tão profunda era a sua convicção religiosa, tão sincera sua dedicação a causa de Jesus, por que nem por um segundo teria hesitado em sacrificar a vida, se as circunstâncias a exigissem. “Seu desejo era modelar o seu coração ao de Coração de Cristo nas virtudes, nas aspirações, no amor. Quando os seus pensamentos se concentravam no objeto do seu amor, Jesus Cristo e a única aspiração que nutria era ser uma cristã perfeita”, comentou.

Após trazer um breve histórico da vida de Santa Cecília, o bispo refletiu o Evangelho de João 12, 24-26, explicando que os méritos de Santa Cecília e São Severino podem ser encontrados no Evangelho a partir da lei do grão de trigo, que conforme narra o texto bíblico diz que “se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto”.

“Os exemplos da ”Lei do Grão de trigo” são muitos em nosso mundo, terra de justos martirizados a exemplo de Santa Cecília e São Severino. Se o grão de trigo morrer, produzirá muito fruto. O fruto supõe uma morte. Não se pode produzir vida sem se doar a própria vida. A vida é o fruto do amor e não brota se o amor não é pleno, se não atinge o dom total de si mesmo. Amar é doar-se sem reservas, até se consumir, se necessário, como indivíduo e como comunidade”, concluiu sua reflexão.

A festa dos mártires seguirá com uma programação ainda intensa com procissão pelas ruas da cidade às 16h30 e a missa de encerramento às 17h.

Por: Ascom
Com informações e fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia