Bispo celebra Missa em preparação à Festa de São Severino Bispo, em Cubati-PB

Postado em 09/11/22 às 22:404 minutos de leitura805 views

Situada na forania sericar, a Paróquia de São Severino Bispo e São Vicente Ferrer, na cidade Cubati-PB, desde o último dia 04 está em festa celebrando a um de seus padroeiros, São Severino; este ano os paroquianos meditam o tema: “São Severino modelo de Pastor; guiais vossas ovelhas”. Um tema sugestivo que propicia a comunidade paroquial a rezar e aumentar o fervor pelo seu padroeiro.

Para ajudar neste retiro espiritual, que é a festa do padroeiro, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa noite desta quarta-feira (09), agradeceu a acolhida do Padre Joselino e todos os paroquianos, e disse ser uma alegria poder celebrar em preparação a festa de São Severino, bem como estar e rezar com os seus diocesanos daquela região.

Na reflexão trazida, Dom Dulcênio falou inicialmente sobre a Festa da Dedicação da Basília de Latrão, enfatizando ser uma providência poder celebrar tal festa conjuntamente com a preparação dos festejos do padroeiro local; ademais, destacou a importância desta celebração para Igreja ensinando que a Basílica de Latrão é a Mãe de todas as igrejas de Roma e do mundo.

“A Basílica de Latrão é a catedral da diocese de Roma, cujo bispo é o Papa. É considerada a Igreja Mãe. Celebrar a dedicação da catedral do Bispo de Roma, é recordar o Senhor Jesus, que instituiu a igreja para reunir na unidade, sob o pastoreio de Pedro e de seus sucessores, os filhos de Deus. Somos pedras vivas da Igreja”, disse.

Adiante, refletiu o Evangelho proclamado, de João 2,13-22, e ensinou que a atitude de Jesus diante dos cambistas, foi uma atitude enérgica e precisa, pois ele entendeu que o Templo estava sendo desrespeitado; nesse sentido, refletiu com a comunidade paroquial, a importância de respeitarem o templo, a igreja, a casa do Senhor.

“Este templo aqui em Cubati é bem cuidado! E o sentido está em vocês que são templos vivos, a igreja viva que adora o Deus vivo. Aqui é a casa de oração! É aqui o lugar de respeito, silêncio e adoração”, destacou.

O bispo prosseguiu sua pregação pedindo aos fiéis que fizessem desses dias um momento de aprofundamento da palavra de Deus e da espiritualidade, dedicando-se à oração e contemplação, melhorando o templo vivo em cada um: “Nosso Senhor nos disse, ‘sede santos como vosso Pai é santo’. Para ser santo é preciso amar a Deus acima de tudo e amar o próximo que é um templo de divino. Quando nós amamos e respeitamos, nós estamos implantando o Reino entre nós”, pontuou.

A Festa do Padroeiro prossegue até dia 13 de novembro, tendo duas missas no encerramento, uma às 9h e outra às 17h, seguido de um festival de prêmios e o descendimento das bandeiras.

Veja a transmissão:

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia