Bispo celebra Missa na Paróquia de Umbuzeiro-PB e na Paróquia do sítio Lucas, em Campina Grande

Postado em 23/10/22 às 21:457 minutos de leitura958 views

A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, que está situada na cidade Umbuzeiro-PB, forania agreste II, está em festa celebrando à sua Padroeira desde o dia 14, e na manhã deste domingo (23), o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu missa festiva reunindo uma grande quantidade de fiéis que participaram deste momento.

De igual modo, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores e São Lucas, que fica situada no sítio Estreito e Lucas, zona rural de Campina Grande, também celebrou o Co-Padroeiro, São Lucas, e o bispo diocesano presidiu a Missa de encerramento dos festejos.

Homilia

Na homilia da manhã, Dom Dulcênio pregou o Evangelho à luz dos festejos da Padroeira da Paróquia de Umbuzeiro, partindo também do Tema: “Maria medianeira de todas as Graças”, e destacou que toda a vida de Nossa Senhora foi pautada na humildade, desde o anúncio do anjo Gabriel, ela se colocou à disposição do projeto divino.

Relacionando a vida de Nossa Senhora ao Evangelho deste domingo, o ponto em comum e central é justamente a humildade, uma vez que no texto apresentado, há o relato da cena de dois homens, que estando ao Templo rezavam ao Senhor; um deles com arrogância, outro muito arrependido de seus pecados. Conforme ensinou Dom Dulcênio, Jesus conta mais uma parábola que é mais um ensinamento para a nossa vida de salvação. A lição, nesta feita, é a da humildade, uma virtude aliada, inclusive, à prática da oração, de nos dirigirmos a Deus.

Ao aprofundar a explicação deste Evangelho, o bispo disse que existem dois corações, sendo um que reflete um “narcisismo espiritual” e o outro, uma prece sincera suplicando misericórdia: “Sim, a prece deste último era franca e convicta porque a atitude da oração se pauta no misto reconhecimento de nossa miséria e da grandeza do amor de Deus, confiando na Sua justiça, que é a Sua misericórdia. Por isso que unicamente o cobrador de impostos voltou para casa justificado, amado, perdoado”, disse.

O grande ensinamento revelado nessa liturgia dominical é a humildade, que conforme pregou o bispo, deve ser encarada como um enxergar-se e enxergar Deus e os semelhantes como de fato somos: “A humildade é uma visão devidamente arrazoada das situações, das coisas, das pessoas, inclusive de si mesmo e de Deus. Assim, voltando ao Evangelho e à sua parábola: será que o fariseu não tinha pecado? Não necessitava de coisa alguma? Não via a oração como momento de crescimento na graça, abraçando o projeto de Deus?”, refletiu.

Missa na Paróquia de São Lucas

A Missa na igreja de São Lucas, que fica situada na PB 138, na altura do KM 5, esteve lotada para festejar o encerramento da festa do Co-Padroeiro; os paroquianos fizeram linda procissão motorizada que saiu do Hospital de Trauma, no bairro das Malvinas, com destino ao sítio Lucas, a onde participaram da Missa presidida por Dom Dulcênio.

Nesta pregação, também refletindo a mesma liturgia da palavra, lembrou que a soberba no coração de um homem dotado de fé, solapa a atitude de crer: “as atitudes de fé e soberba são tão díspares que esta última expulsa do nosso interior a fundamentalidade do crer, ao contrário da humildade, que a intensifica”, comentou.

E concluiu sua pregação destacando que os dois homens apresentados no Evangelho são sinais pelos quais muitos cristãos se assemelham, há, pois, cristãos que praticam a religião como se Deus carecesse de favores, oferecendo-Lhe o resto, o pouco, e não o essencial, assim como, existem cristãos simples, que se reconhecem pecadores e confiam plenamente na misericórdia de Deus: “Uma oração franca é acompanhada da humildade, e não das muitas palavras, principalmente se estas estão cheias de nós mesmos”, comentou.

Terminou sua pregação dizendo que a humildade é sempre conveniente e agradável aos olhos de Deus, ao tempo em que pediu aos fiéis que tenham uma oração sincera e profunda, com gestos de humildade testemunhados na própria vida.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial de Umbuzeiro e Pascom Paroquial de N. Sra das Dores e São Lucas

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia