Dom Dulcênio conclui Visita Pastoral com Santa Missa na Matriz de N. Sra do Desterro, em Baraúna-PB

Atualizado em 21/09/22 às 17:597 minutos de leitura658 views

A comunidade paroquial de Nossa Senhora do Desterro, que inclui as cidades de Baraúna e Sossego, no curimataú paraibano, jamais se esquecerá da Visita Pastoral Canônica realizada por Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Bispo Diocesano de Campina Grande, que desde o dia 14 de setembro, esteve na paróquia conhecendo de perto a realidade pastoral.

Para o bispo, estar junto de suas ovelhas nesta paróquia foi muito mais que cumprir sua função, mas uma experiência inesquecível e frutuosa: “Agradeço a Deus de todo o meu coração a acolhida de vocês; via nas pessoas a alegria, mas alegria maior era a minha, a alegria do pastor; a cada visita pastoral que faço, eu volto cheio de Deus por encontrar tantas pessoas boas, santas, despojadas. Quanta coisa bonita, meu Deus! Volto para Campina levando o carinho, a simplicidade e o amor de vocês”, agradeceu.

E com essas palavras, se despediu, de forma agradecida ao Padre Henrique e a todos os seus paroquianos na missa que presidiu à tarde na igreja matriz, e que reuniu numerosa quantidade de fiéis para o cumprimento do preceito dominical.

O último dia da visita

Antes da missa, o bispo realizou um importante ato pela manhã ao se encontrar com as crianças da catequese na Creche Municipal; Dom Dulcênio julga importante prestar essa atenção aos pequeninos, pois deles, é o Reino dos céus; neste encontro descontraído, o Pastor rezou por todas as crianças e agradeceu aos catequistas pela formidável atenção dada a todos.

Veja um marcante momento de Dom Dulcênio com as crianças da catequese

Após o encontro com as crianças, Dom Dulcênio dirigiu-se até o cemitério Irmã Dulce acompanhado pelos Seminaristas João Igor e Syllas Emanuel. Durante a visita, o epíscopo rezou pelos falecidos daquele local e encontrou-se com uma família levando uma mensagem de esperança e vida.

Santa Missa

Na homilia da Santa Missa, deste 25º Domingo do Tempo Comum, o bispo falou sobre ‘Administrar, pela caridade, aquilo que pertence a Deus’, e chamou a atenção da assembleia para a vivência dos mandamentos, uma vez que o cristão se depara com o constante desafio de servir a Deus, servindo ao próximo, inclusive nas relações justas que testificam a fé e a anunciam.

Servir ao próximo, conforme ensinou o bispo, significa promover o bem comum, buscando a justiça social, estando longe de ideologias que aprisionam o homem em ideias errôneas; também ensinou, que a vontade de Deus é que a caridade seja exercida entre os seus filhos: “O que Deus realmente quer é que todos vivam com dignidade, não sob a égide de uma lei humana, mas sob o prisma da caridade, que deve eivar a nossa consciência de seguidores do Seu Evangelho”, comentou.

E concluiu dizendo que todos são administradores daquilo que é de Deus, dos seus bens, a fim de dignifiquem a todos: “Somos administradores do que é de Deus, dos Seus bens que Ele põe em nossas mãos, para que, justamente, dignifiquemos o próximo, em todas as suas dimensões, facilitando para que cheguem a salvação, sublime bem que nos é proporcionado pela Divina Providência, pois, Deus “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”, concluiu.

Agradecimento da Comunidade

O Padre Henrique Gustavo ao tomar a palavra, agradeceu ao bispo em nome de toda a paróquia, assim como agradeceu a todos os agentes da paróquia e autoridades que se empenharam na preparação da visita pastoral.

Por: Ascom, com informações para a matéria, Seminaristas João Igor e Syllas Emanuel
Fotos e mais informações: Pascom Paroquial
Correção Beatriz Macedo e Pe. Márcio