Visita Pastoral: bispo vai as casas e reza pelos idosos, além de se encontrar com demais grupos

Atualizado em 21/09/22 às 17:516 minutos de leitura543 views

No penúltimo dia da Visita Pastoral Canônica do Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio, à Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Baraúna-PB e Sossego-PB, inúmeros encontros marcaram o sábado (17), a saber por exemplo, a significativa visitação às casas para rezar pelos idosos e enfermos que aconteceu no turno da manhã.

O lema episcopal de Dom Dulcênio, “Pro Mundi Vita”, resumiria os encontros deste dia, uma vez que o bispo levou Jesus Cristo, o Pão da Vida, a inúmeras pessoas que se encontram em situações adversas devido a idade avançada ou as enfermidades. É parte importante nas Visitas Pastorais este momento de ir ao encontro das pessoas acamadas, ou que estejam limitadas em suas realidades físicas, e é também para o bispo, sem dúvidas, um momento muito espiritual.

À tarde, o bispo esteve na matriz quando acolheu os membros da Pastoral da Iniciação à Vida Cristã que abrange o Batismo, a Crisma e a Eucaristia; na ocasião, Dom Dulcênio partilhou experiências e orientou os agentes no tocante a missão. Ainda na Matriz, mais três grupos estiveram com o bispo: os Ministros Extraordinários da Comunhão, o Apostolado da Oração e os Agentes da Obra das Vocações Sacerdotais.

Neste encontro com os Ministros, o Apostolado e a OVS, o bispo destacou algo em comum entre esses grupos: a oração e o amor a Jesus Eucarístico; e pediu que se mantivessem firmes na missão de rezar pelas vocações e de levarem Jesus aos mais necessitados. Não menos importante, esteve a visitação à Secretaria Paroquial, onde o bispo vistoriou e assinou os livros nos quais constam os registros de batismo, crisma e matrimônio.

Santa Missa

A Santa Missa deste dia 17 ocorreu na Comunidade do Mendes, que tem por Padroeira Nossa Senhora Aparecida; estando lá, acompanhado pelo Padre Henrique e os Seminaristas João Igor e Syllas Emanuel, Dom Dulcênio agradeceu e disse estar feliz por toda acolhida da comunidade: “Sinto-me feliz em celebrar para e com vocês esta Santa Missa; Deus seja louvado por este momento em minha vida de Pastor”, disse.

Na homilia, refletiu para os fiéis, a Liturgia Dominical da XXV Semana do Tempo Comum, cujo o Evangelho é o de Lucas 16, 1-13, que narra a parábola do homem rico que tinha um administrador que era desonesto. Explicou, pois, que existem situações da vida, em que os cristãos se deixam levar pelo péssimo exemplo do homem que agiu de má-fé; nisso advertiu ao povo e pediu que em todas as ocasiões buscassem servir de forma correta e honesta.

“Cuidado com a ganância! A ganância fez aquele homem (o administrador da parábola) agir de forma errada e agora estava em uma situação difícil sob a ameaça de perder tudo. Assim a sua atitude foi de reverter a situação”, pregou.

E prosseguiu falando sobre a grande lição deste evangelho: “Que saibamos administrar os nossos bens simbólicos e materiais, que saibamos administrar nossas relações com Deus e com o nosso irmão, o próximo, em vista do bem comum. Não pensar em nós mesmos. Dessa maneira seremos elogiados e recompensados por Deus”, disse.

Encontro com a Juventude

Às 20h, o bispo retornou à Matriz para se encontrar com o setor juventude, formado pela PJ, os crismandos e o EJC; a este segmento, o bispo agradeceu o empenho de cada um e destacou a vitalidade nas ações missionárias que partem da juventude, afirmando serem os jovens, grandes protagonistas da evangelização.

O último da agenda do bispo na Paróquia.

No domingo dia 18, o bispo terá encontro pela manhã com as crianças da catequese na Creche Municipal, e à tarde encerra sua Visita Pastoral na Paróquia com a Missa que será na Igreja Matriz, ocasião que marcará a peregrinação da Imagem da Padroeira que percorrerá todas as comunidades em preparação à sua festa.

Por: Ascom, com informações para a matéria Seminarista João Igor e Syllas Emanuel
Fotos e apoio na construção do texto: Pascom Paroquial
Correção: Pe. Márcio