Visita Pastoral: A Paróquia de Baraúna e Sossego, segue em festa com a presença do Bispo

Atualizado em 21/09/22 às 17:498 minutos de leitura717 views

Certamente toda a Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em suas 14 comunidades, segue em festa pela Visita Pastoral Canônica realizada pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que está acontecendo desde o último dia 14, se estendendo até o dia 18. A cada comunidade visitada, os sentimentos que prevalecem são dois: alegria e gratidão, pela estadia do bispo.

Nesta sexta-feira (16), pela manhã, o bispo, acompanhado do Padre Henrique e dos Seminaristas João Igor e Syllas Emanuel, visitaram as comunidades de São José, no sítio Bom Sucesso; o Assentamento Santo Antônio, onde conheceu projetos dirigidos pela Comissão Pastoral da Terra, e a comunidade do Serrote. Ainda pela manhã, o bispo foi a cidade de Sossego para conferir as obras de construção da Igreja de Santo Antônio.

À tarde, seguiu com as visitações indo às comunidades do Alto do Umbuzeiro, à comunidade que fica na Cisplatina, também foi a comunidade de Quicerengue e encerrou este turno visitando a Capela de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Cumarús, onde celebrou a Santa Missa. Nota-se, a felicidade, a vibração e o desejo das ovelhas estarem perto de seu pastor.

Santa Missa

A igreja neste dia 16, celebrou a memória litúrgica dos santos Cornélio (Papa) e Cipriano (Bispo); o Bispo de Campina Grande, Dom Dulcênio, refletiu um pouco sobre a vida desses homens e destacou que Nosso Senhor Jesus Cristo, ao pregar em vários lugares, seguidos por seus discípulos, não excluiu ninguém acolhendo a todos, e destacou também a figura das mulheres, que ao acompanharem o mestre, eram curadas.

“Valorizemos os trabalhos das mulheres em nossas comunidades e procuremos manter-nos sempre fiéis aos ensinamentos de Jesus, vivendo sua palavra e ensinando os outros a fazerem o mesmo. Falo para todos: homens e mulheres. A Obra de Cristo não terminou, perdura em nossos tempos pelos homens e mulheres”, pregou.

Encontro com o ECC e a Pastoral Familiar

À noite, um encontro bastante significativo aconteceu na Matriz, em Baraúna, quando na ocasião, Dom Dulcênio esteve reunido com o setor Família da Paróquia, compreendido pelo Serviço-Escola do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e a Pastoral Familiar; Dom Dulcênio, que responde pelo Setor Vida e Família no Regional NE 2 da CNBB, falou da grande missão adquirida por esses grupos, que tem por finalidade evangelizar outras famílias.

Agenda para o dia seguinte

No sábado, o bispo terá uma vasta programação, estando em Baraúna-PB no decorrer de toda a manhã. O bispo começa o dia voltado para a caridade com a visitação aos enfermos e idosos; às 11h, visitará o Centro do Idoso. À tarde, às 14h, se encontrará com a Pastoral da Iniciação à Vida Cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia), na Matriz.

Ainda na Matriz, às 15h30, se reunirá com Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, Agentes da OVS e o Apostolado da Oração; às 17h, visitará à Secretaria paroquial para a consulta aos livros de batismo, crisma e matrimônio.

Às 18h o bispo visitará à comunidade do Mendes e lá celebrará a Santa Missa. Às 20h, retornará à Matriz para se encontrar com o setor juventude, formado pela PJ, os crismandos e o EJC.

Por: Ascom, com apoio na construção do texto Seminarista João Igor.
Apoio na como um todo com informações e fotos: Pascom paroquial
Correção: Pe. Márcio