Visitas às comunidades e aos grupos marcam segundo dia de Dom Dulcênio na Paróquia de N. Sra. do Desterro

Postado em 16/09/22 às 10:558 minutos de leitura732 views

Neste segundo dia de Visita Pastoral, realizada por Dom Dulcênio na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Baraúna, a programação foi intensa com visitas às comunidades rurais, tanto pela manhã, como à tarde; ida ao Centro do Idoso que fica em Baraúna, e acolhida na cidade de Sossego, onde presidiu a missa.

Visitas às comunidades

Existe um ditado que diz: “uma imagem vale mais que mil palavras’, é um fato! Basta olhar nos registros fotográficos deste segundo dia de visitas para intuir o significativo momento que está sendo a presença do bispo na Paróquia de N. Sra do Desterro. Momentos singulares que tiveram início às 8h30 da manhã no Assentamento Padre Assis, cuja comunidade tem por padroeiro São Francisco de Assis.

O bispo ainda visitou o assentamento de São Luiz, cujo Padroeiro é São Luiz Gonzaga, e a comunidade de Santa Rita, onde abençoou a nova capela e a imagem da padroeira. No turno da tarde, as comunidades visitadas foram o Algodão dos Inácios, e Algodão dos Paulinos, além da Comunidade de São Miguel. De modo simples e singelo, com a presença de muitas crianças, o povo acolheu com carinho o seu pastor.

Centro do Idoso Severino Ramos Dantas

Pela manhã, o bispo conheceu o trabalho realizado no Centro de Idoso de Baraúna, um espaço da prefeitura que mantém parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa; estando lá, o bispo conversou com os coordenadores, acompanhou apresentações, abençoou e rezou por todos.

Acolhida em Sossego-PB

Sossego, é uma cidade que está no território paroquial, a principal igreja da cidade tem por padroeiro Santo Antônio, e à noite, por volta das 19h, Dom Dulcênio foi acolhido com festa pelo povo sosseguense. Na referida comunidade, o bispo celebrou missa, abençoou o novo Sacrário, bem como as novas imagens de Santo Antônio, Imaculado coração de Maria e o novo crucifixo da Igreja, além de se encontrar com os animadores.

Santa Missa

Neste dia 15 de setembro, a Igreja lembra a Memória de Nossa Senhora das Dores, e por essa razão o bispo meditou sobre esse título da Virgem Maria, destacando que tal celebração lembra que é preciso refletir sobre os momentos difíceis da vida, a fim de que sejam iluminados pela forte luz da fé.

O bispo destacou todo o percurso doloroso de Nossa Senhora, e ensinou que a cada passo, um ensinamento por Maria foi deixado, a fim de que seus filhos busquem imitá-la, sendo fiéis e suportando todas as dores da vida.

“As dores, os sofrimentos, os amores, enfim, de Maria, além de suas divinas prerrogativas, provocaram para ela, através de todos os tempos, o amor dos cristãos. E, no amor por ela, amar a Jesus. Que esta festa de Nossa Senhora das Dores atraia sobre os corações de todos nós as luzes do Alto, a suscitar dedicações, a inspirar desejos de sempre e a cada vez melhor conhecer, amar e imitar aqu’Ela que, sendo a Virgem Mãe de Deus, é também nossa Mãe, nossa vida, doçura e esperança”, concluiu.

Encontro com os animadores da cidade de Sossego-PB

Após a missa, repetiram o que fizeram ontem em Baraúna, quando sentou com o CPP, em Sossego, Dom Dulcênio, o Padre da Paróquia, as lideranças, tomando nota da caminhada pastoral e dos anseios da comunidade, ao tempo em que agradeceu ao empenho de cada fiel em manter firme a caminhada de fé.

Agenda para o dia seguinte

Na sexta-feira (16), pela manhã o bispo visitará às comunidades do Bom Sucesso; Assentamento Santo Antônio, e a Comunidade do Serrote; às 10h30, visitará a obra da construção da Igreja de Santo Antônio, em Sossego. À tarde, vai às comunidades do Alto do Umbuzeiro, Cisplatina, Quicerengue e Cumarús, onde celebrará missa na Capela da Imaculada Conceição. À noite, se reúne com o ECC e Pastoral Familiar na matriz, em Baraúna.

Por: Ascom, com informações e fotos do Seminarista João Igor.
Apoio na construção do texto com informações e fotos: Pascom paroquial
Correção: Pe. Márcio