Dom Dulcênio realiza Visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, em Baraúna-PB

Atualizado em 15/09/22 às 23:267 minutos de leitura905 views

O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, iniciou mais uma Visita Pastoral Canônica, desta vez, na Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, com sede na cidade de Baraúna-PB, Forania do Curimataú. Neste ano de 2022, já é a quarta paróquia visitada.

No primeiro dia de visitação, Dom Dulcênio foi acolhido pelo Administrador Paroquial, Padre Henrique Gustavo e todos os seus paroquianos, em um momento na Igreja Matriz, às 19h; em seguida, às 19h30, o Bispo presidiu a Santa Missa, na Festa da Exaltação da Santa Cruz.

Homilia

A primeira mensagem do Bispo direcionada à comunidade paroquial, presente em bom número, foi uma reflexão sobre a gloriosa Cruz Cristo. Dom Dulcênio iniciou sua pregação dizendo ser, uma ‘feliz providência’ começar a Visita Pastoral no dia em que a Igreja celebrou a Exaltação da Santa Cruz.

Na homilia, o Bispo explicou as origens desta ditosa celebração, a qual, festejada pelos católicos ocidentais desde o século quinto e sexto, destacou também, que no dia 14 de setembro, comemora-se o glorioso fato da reconquista da Santa Cruz das mãos dos Persas.

Após essa contextualização, o Pastor Diocesano afirmou que é valioso para todo católico venerar o Santo Lenho da Cruz que serviu de Altar no grande Sacrifício, que Jesus Cristo ofereceu no monte Calvário ao Pai celestial.

“Se tivéssemos dela uma mínima partícula, não a consideraríeis um tesouro preciosíssimo e como tal não guardaríeis com muito amor e cuidado? Por que não estimais a Cruz, que Nosso Senhor, bom Deus, vos manda? Não é também uma partícula, que, levada com paciência e resignação, como Jesus levou, vos será de muito maior utilidade que o próprio santo Lenho? Não fujamos da Cruz de nosso dia a dia, ela existe e é para ser carregada!”, refletiu.

De acordo com os ensinamentos do Bispo, a Festa da Exaltação da Santa Cruz coloca o fiel católico diante do maior símbolo, revelando a grandeza surpreendente de Deus, que transforma os sinais de morte em sinal de vida, que transforma a própria morte em vida plena.

“Ao celebrarmos a Exaltação da Santa Cruz, celebramos o grandioso amor de Deus por nós, celebramos a vida que vence a morte, celebramos a certeza de que todo sofrimento, por mais terrível que seja, tem um fim. A Cruz deixou de ser um instrumento de morte e passou a ser um instrumento redentor”, ensinou.

Noutro instante da homilia, o Bispo explicou as razões de uma Visita Pastoral, esclarecendo aos fiéis, que faz parte do seu ofício de Bispo e está previsto no Código de Direito Canônico realizar tal missão.

“Às vezes os diocesanos questionam, será se o Bispo veio tirar o padre? Terá o padre feito algo errado? Nada disso. O Código de Direito Canônico orienta que o Bispo deve visitar toda a Diocese, ao menos a cada cinco anos. A visita deve abranger as pessoas, instituições, e lugares sagrados no limite da Diocese. Por isso aqui estou, com alegria e com coração aberto para ouvir e acolher os anseios dos meus diocesanos. Estou em nome do Senhor Jesus!”, disse.

Encontro com o Conselho Pastoral Paroquial

Após a Santa Missa, Dom Dulcênio, acompanhado do Padre Henrique e do seminarista João Igor, se reuniram com o Conselho Pastoral Paroquial, o CPP; neste encontro, o Bispo conhece as lideranças das pastorais e comunidades, escuta o que o conselho tem a dizer, tendo as primeiras impressões do andamento pastoral da paróquia.

Agenda da quinta-feira, dia 15.

Na quinta-feira, 15, a programação do Bispo começa às 09h visitando as comunidades; ele irá ao Assentamento Padre Assis, Assentamento São Luís e a Comunidade de Santa Rita. Às 11h, está prevista a visita ao Centro do Idoso, na cidade de Baraúna.

À tarde, às 14h, o Bispo segue visitando as comunidades, destinando-se a Algodão dos Inácios, Algodão dos Paulinos e a Comunidade de São Miguel. À noite, às 19h, Dom Dulcênio será acolhido na cidade de Sossego; às 19h30 celebra missa na Igreja de Santo Antônio, e às 20h30 se encontrará com as pastorais, serviços e movimentos de Sossego.

Sobre a Paróquia.

A Paróquia de Nossa Senhora do Desterro, foi criada em 2014, sendo desmembrada da Paróquia de São Sebastião, de Picuí-PB; já passaram pela paróquia 4 Padres, sendo o Padre Henrique, o atual e quinto Administrador. A Paróquia é formada por 14 comunidades, compondo duas cidades, a sede Baraúna e Sossego.

Por: Ascom, com informações Seminarista João Igor;
Contribuiu para a matéria também com informações e fotos: Pascom Paroquial
Correção: Padre Márcio