Festa no Santuário de Nossa Senhora dos Milagres

Atualizado em 15/09/22 às 22:414 minutos de leitura860 views


Uma das grandes devoções do cariri paraibano se encontra na cidade de São João do Cariri-PB, com os louvores à Nossa Senhora dos Milagres, e, neste período, o Santuário e Matriz, se torna um centro de peregrinação de fé, aonde centenas de fiéis passam e recorrem à proteção maternal de Nossa Senhora.

Na manhã da quinta-feira (08), o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa da festa da padroeira, no dia da Natividade de Nossa Senhora, e destacou que a Mãe de Jesus foi a predileta por Deus desde sempre para se cumprir o plano da salvação:

“Deus consciente da inteireza do coração de Maria em cumprir a Sua vontade, a reservou, preservando-a de toda mancha de pecado, justamente em previsão da salvação que Ele mesmo, na Pessoa Divina do Filho, haveria de levar a termo. Diante desta escolha e reserva de Maria, a Imaculada, Santo Agostinho vai dizer que, juntando todas as águas, Deus fez o mar, e, juntando todas as graças, Ele fez Maria, criatura perfeita que, desde sempre nos planos divinos, encheu os olhos de Deus”, pregou.

Ao explicar as escrituras, Dom Dulcênio destacou que, no decorrer da história da salvação é possível entender o quanto Maria foi importante para a chegada do Filho de Deus; prefigurada desde sempre, Maria é o sinal da mais plena vontade divina, a partir do instante em que o Verbo se encarna em seu ventre.

“Deus estava apaixonado pela Sua mais perfeita criatura, escolhendo-a para Sua Mãe dentre todas as mulheres de todos os tempos e lugares. O amor profundo de Deus por Maria é expressado pela saudação que Ele, pela voz do Arcanjo Gabriel, faz Àquela que escolheu: "Ave, cheia de graça! O Senhor é contigo" (Lc 1,28); querendo dizer: "Aquele a quem, desde sempre, encheste os olhos, enche, inteiramente, o teu coração, tua vida, e, agora, o teu ventre", pregou.

O Bispo concluiu sua pregação pedindo ao povo de Deus que vivam felizes por terem uma Mãe que roga por seus filhos, ao tempo em que se esforcem para seguirem firmes no plano querido por Deus, a santidade.

“Que, parecidos com a Virgem Maria, enchamos do brilho da alegria os olhos de Deus, que nos criou para a beleza do Céu, e nos agraciou com a integridade batismal. Que nos esforcemos em não arruinar a nossa alma pelos pecados, que desvirtuam a nossa alma, deixando-a suja e feia. Que a Virgem dos Milagres nos ajude com o seu exemplo e a sua proteção”, disse.

Ao final da celebração, o Reitor e Pároco, Padre Assis Meira, agradeceu a presença do Bispo e dos padres da região que prestigiaram este momento e rezaram junto ao Pastor da Diocese.

Os festejos da Padroeira seguem até o dia 12 de setembro com a seguinte programação: 19h – Procissão de São Bento, tendo concentração na Comunidade de São Bento, Picoito e Balaço. Às 19h30, acontece a Missa Solene de São Bento e Momento de descida dos Pavilhões. Às 21h, a descida das bandeiras e a despedida com a salva de fogos.

Por: Ascom | Correção: Pe. Márcio e Beatriz Macedo
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia




Comentários (0)