Tem início as festividades alusivas à Padroeira de Monteiro-PB

Postado em 05/09/22 às 22:294 minutos de leitura1196 views

A padroeira de Monteiro-PB, é Nossa Senhora das Dores que é celebrada no mês de setembro, por essa razão, toda a paróquia, assim como a cidade se mobilizam na expectativa de um grande encontro, no qual, a excelsa padroeira é festejada com muito louvor e devoção.

A Missa que marcou a abertura dos festejos foi presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Campina Grande, sendo acolhido pelo Pároco, Padre Isaías e pelo vigário, Padre Artur; concelebraram também, os Padres Evanilson e Maurício. Na Matriz, o povo de Deus prestigiou este momento em grande número, contando com a presença de autoridades do munícipio.

“É motivo de grande alegria abrir os festejos alusivos à Nossa Senhora das Dores. De antemão, já desejo a todos uma festa de renovação espiritual. Para que aconteça tal renovação, é preciso mergulhar no Mistério celebrado ao longo do novenário e no dia mais festivo, quinze de setembro”, destacou o bispo.

Tradicionalmente a festa começou com o hasteamento das bandeiras defronte à matriz, tendo a participação do bispo, do padre Isaías e demais membros da comunidade local. Em seguida, iniciou-se a novena e posteriormente a Santa Missa.

Na homilia trazida por Dom Dulcênio, um destaque para o amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, ao entregar sua vida na cruz. No Evangelho proclamado, João 19,25-27, que narra Maria aos pés da cruz e os dizeres de Jesus entregando João à sua mãe e vice-versa, o bispo explicou que Deus quis mostrar que o mistério salvador é a própria doação de Jesus no madeiro que se traduz em amor:

“Nada nos pode separar do amor de Cristo – todos precisamos de redenção, e ela nos é dada em Cristo, que nos introduz na vida do Espírito. “Amor de Cristo” significa o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo. Portanto, um amor que vence o mundo! Não se trata de um amor sentimental”, ensinou.

Noutro instante, pregou sobre Nossa Senhora das Dores; de acordo com seus ensinamentos, a Virgem Maria se antecipa às súplicas de seus filhos – sendo ela – uma grande mãe, desejosa de que seus filhos se confiem a seus cuidados.

“É uma mãe se antecipa às nossas súplicas, porque conhece as nossas necessidades e vem prontamente em nosso auxílio, demonstrando com obras que se lembra constantemente de seus filhos. Cada um de nós, ao evocar a própria vida e ao ver como nela se manifesta a misericórdia divina, pode descobrir mil motivos para se sentir – de um modo muito especial – um filho de Maria”, afirmou.

E concluiu sua pregação dizendo que desde os primórdios da igreja, todos os cristãos que procuram o amor de Deus, revelado na pessoa de Jesus Cristo, encontram-se com a Virgem Maria e experimentam de maneiras muito diferentes o seu desvelo maternal:  “A Virgem Santíssima pode chamar-se verdadeiramente Mãe de todos os cristãos. Santo Agostinho o disse com estas palavras: “Cooperou com a sua caridade para que nascessem na Igreja os fiéis, membros daquela que Ela é, efetivamente, Mãe segundo o corpo”, concluiu o bispo.

O prosseguimento da festa

A Festa de Nossa Senhora das Dores segue até o dia 15 de setembro; este ano, mais uma vez acontecerá a procissão motorizada no próximo dia 10, nos dois últimos anos parou a cidade de Monteiro, traduzindo-se numa grande manifestação de fé. No final das novenas, será realizada as tradicionais quermesses e atrações musicais com os artistas da terra.

Confira tudo clicando aqui: https://www.instagram.com/pnsdasdores/

Por: Ascom com informações da pascom de Monteiro.
Correção: Beatriz Macedo
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notícia

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia