Comissão especial do Jubileu dos 75 anos se encontra para reunião de planejamento

Postado em 30/08/22 às 14:415 minutos de leitura2335 views

A Comissão especial do Jubileu diamantino dos 75 anos da Diocese de Campina Grande, formada pelos membros delegados pelo Bispo Diocesano, coordenadores de todas as comissões pastorais, além dos vigários forâneos, esteve reunida na manhã desta terça-feira (30), no auditório da Cúria Diocesana. A reunião teve por objetivo acompanhar o andamento das equipes responsáveis e das ações planejadas para o início da vivência jubilar que começa em maio de 2023.

O encontro foi conduzido pelo Vigário Geral Padre Luciano Guedes que iniciou o momento rezando e agradecendo a presença dos demais padres; inicialmente o Vigário explicou as razões desta escuta a fim de favorecer o diálogo, esclarecer as possíveis dúvidas, e sugerir passos para o andamento das atividades jubilares.

Um dos destaques trazidos à pauta pelo Vigário Geral, ele que responde pela equipe de padres historiadores, foi comunicar o andamento da produção do segundo volume do livro comemorativo ao Jubileu, enfatizando que a equipe deseja lançá-lo na celebração de abertura em maio de 2023.

Representando a equipe de peregrinação da imagem da padroeira e o grupo responsável pela confecção das vestes litúrgicas, o Padre Arimatéa Júnior situou os participantes no tocante ao que tem sido feito; destacou as providências sobre a escolha dos materiais e das confecções.

Ainda em sua fala, o Padre apresentou o hino preparado para as comemorações, com divulgação a posteriori e também falou que já existe um itinerário pronto para a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, que passará no decorrer do jubileu por todas as paróquias; ambas as propostas, o hino e o itinerário serão levados para avaliação.

Avante com a reunião, discutiu-se acerca do dia D da Caridade, que será uma ação caritativa a ser promovida pela Comissão para as Pastorais Sociais e a Comissão para as Instituições de Caridade; as comissões estão se articulando e traçando metas para desenvolverem de forma conjunta um grande evento.

O Padre Josandro, que responde pela Comissão para Educação, Cultura e Universidades, acompanhado de Jaiany Rocha, membro da comissão, destacaram que haverá um festival de cultura religiosa previsto para os dias 17,18 e 19 de maio de 2023, a fim de promover a cultura através de orquestras, festivais de calouros e apresentações artísticas; a comissão buscará parcerias com outros segmentos da sociedade e com expressões religiosas que professam a fé católica.

Para discutir e pensar na parte econômica, o Padre Evanilson acatou a sugestão da criação de uma equipe econômica que cuidará da parte financeira de todo Jubileu. Posto em comum também, foi uma proposta dada pelo Padre Luciano e pelo Padre Miguel, à Comunicação, que tem o Padre Márcio, como responsável, para que a equipe trabalhe documentários, envolvendo todas as pascons e a produção publicitárias, por exemplo, outdoors.

Nesta reunião, teve-se amplo espaço para a exposição e os primeiros encaminhamentos do Congresso Eucarístico Diocesano, que será promovido entre os dias 8 a 14 de abril de 2024. O Padre Danilo César apresentou a Coordenação Geral presidida pelo Sr. Bispo Dom Dulcênio, também falou sobre a natureza do evento, que visará a espiritualidade, catequeses e a caridade. O tema deste congresso será: “Para a vida do mundo”, Jo 6,51.

Considerada uma reunião participativa e muito bem encaminhada, todas as discussões e proposituras seguirão para o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, que ao retornar de Aparecida do Norte, tomará nota e fará os possíveis ajustes. A próxima reunião com a equipe ampliada será no dia 10 de novembro.

Por: Ascom | Correção: Padre Luciano Guedes.
Fotos: Rafael Augusto e Jaiany Rocha

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia