Abertura da Festa de São Bento, em Boqueirão-PB

Atualizado em 23/08/22 às 22:194 minutos de leitura1177 views


O Co-Padroeiro da Paróquia de Boqueirão, é São Bento, que costuma ser celebrado pelos paroquianos na última semana de agosto, e para dar início aos festejos, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa de abertura na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro. A acolhida do bispo, juntamente com a abertura da festa foi marcada pelo hasteamento das bandeiras contando com a presença de grande número de fiéis, bem como de algumas autoridades civis da cidade.

Na missa concelebrada pelo Padre Antônio Batista (Pároco), O Padre José Gonçalves (Vigário), com os trabalhos dos diáconos Manoel e Cláudio, o bispo investiu 9 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Na homilia falou sobre o amor de Deus para com a humanidade e a resposta do homem a esse infinito amor, falou também sobre a vida de São Bento e pediu aos fiéis que buscassem imitar o exemplo de santidade do referido santo.

Inicialmente, o bispo refletiu sobre a Palavra de Deus que foi proclamada, destacando que a história de Israel foi marcada pela dor da destruição de Jerusalém, entretanto, ensinou o prelado, Deus interveio se revelando como doador da vida, restaurando o sonho do seu povo.

“Quantas vezes estamos imersos em sofrimentos, em dores tantas, que pensamos que nada mais pode nos trazer de volta a alegria, e Deus faz com que a vida surja novamente! Por mais que pareça que a demora de Deus é eterna, ele sempre nos surpreende, fazendo com que o milagre aconteça! Meus irmãos, peçamos sempre ao Senhor que nos reerga das quedas de cada dia!”, pregou.

Ao comentar o Evangelho de Mateus 22,34-40, Dom Dulcênio disse que o amor Deus na criação humana se concretiza a partir do instante em que o próximo é amado: “Não se trata de escolher entre amar a Deus e amar ao próximo. Um implica no outro e não há um sem o outro. Somente com a inspiração do Espírito é que podemos amar os irmãos de forma verdadeira, sem interesses. Principalmente porque amar os irmãos é amar a Deus e vice-versa”, disse.

Na segunda parte da sua homilia, deteve-se a falar do legado de São Bento, padroeiro festejado pela comunidade paroquial; conforme ensinou, o santo soube cultivar a intimidade com Jesus em seu interior, ao tempo em que buscou uma penitência rigorosa e uma assídua vida de oração.

Dom Dulcênio também falou sobre a Semana Nacional da Família, que aprofunda o tema, “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”, e pediu a todos os fiéis para viverem o amor e serem fiéis à vocação que foram chamados.

“Tenho absoluta certeza de que, vivendo o amor na simplicidade de cada dia, vivendo a doação de si para a família, suportando com amor as dificuldades, a família caminhará bem! Não demos ouvidos aos que não acreditam no amor! Ouçamos o que Jesus nos pede: amar a Deus e ao próximo! Como São Bento, “não colocar nada antes do amor de Cristo”! Que Deus nos ajude a caminhar, com a intercessão de São Bento, entre os caminhos do mundo pregando o amor, a paz e a misericórdia”, concluiu.

A continuidade da festa

Com novenário, missas, atrações culturais e quermesses, os festejos de São Bento, Co-Padroeiro de Boqueirão, seguem até o dia 28 de agosto, quando no encerramento será marcado com procissão e a presença de todas as comunidades.   

Por: Ascom | Correção: Beatriz Macedo
Fotos e apoio na matéria: Pascom Paroquial

 

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)