Celebração dos 221 anos de criação da Paróquia de Cuité-PB

Atualizado em 19/08/22 às 13:484 minutos de leitura1070 views

Nos dias 9, 10, 11 e 12 de agosto, foi celebrado na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, Cuité-PB, o aniversário de 221 anos de criação da Paróquia. O tríduo em preparação à festa, teve início dia 9 de agosto, com a Santa Missa celebrada pelo Padre Joseque Borges, da Paróquia de São Pedro, Caraúbas-PB. Celebraram missa também, no decorrer desse Tríduo, os Padres Marcondes Neves, Pároco da Paróquia de N. S. da Conceição, Sumé-PB e Padre Tobias Gleriston, da Paróquia de N. S. da Luz, Pedra Lavrada-PB.

No dia 12 de agosto, dia em que a Paróquia completou 221 anos de criação, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Emérito de Palmares-PE, Dom Genival Saraiva, encerrando desta forma, as festividades dos 221 anos de criação da Paróquia.

O Padre João Paulo e Padre Fabiano agradeceram o empenho dos leigos na organização deste evento, ao tempo em que também agradeceram a participação dos fiéis durante esses dias; aos padres e a Dom Genival, os clérigos de Cuité, agradeceram imensamente a presença e amizade fraterna.

História

Em 17 de julho de 1768, uma doação de meia légua de terras feita por Caetano Dantas Correia e sua esposa Josefa de Araújo Pereira, marca o início da promissora história de fé de um povo. Tal cessão realizou-se para construção de uma capela, nas imediações de onde se encontra o Hospital Municipal nos dias atuais, e as edificações do entorno se levantaram sob sua proteção.

Devido a uma devoção pessoal de dona Josefa, a capela foi erguida em honra à Nossa Senhora das Mercês, protetora de todos aqueles que precisam da misericórdia divina. E na insígnia desta devoção, que rompe os limites físicos do templo, encontra-se a identidade do povo cuiteense: nasce a “Cuité de Nossa Senhora das Mercês”.

Depois de décadas, no rastro do amor de Deus e do testemunho de homens e mulheres de boa vontade a religiosidade e a fé do povo aumentaram.

E, em um dia como hoje, mas há 221 anos os nativos cuiteenses foram até a Vila de Mamanguape, onde assumiram o compromisso de sustentar o pároco e manter firme a Igreja em Cuité. Sendo assim, esse é o fato que marca a fundação da Paroquia de Nossa Senhora das Mercês, em 12 de agosto de 1801, que tem como seu primeiro Pároco, o Pe. Manoel Fernandes Pimenta da Silva.

Obviamente que em 221 anos, muitas mudanças aconteceram, a exemplo da construção da nova Igreja Matriz, no ano de 1947. Mas, é impossível pensar na Paróquia de Cuité, sem pensar nas inúmeras mãos generosas que com zelo dedicaram-se a continuação dessa história. De forma muito particular, todos os corações vivem a mesma emoção ao ver a pequena imagem caminhando as ruas de Cuité em todo 24 de Setembro, na certeza de que quem tem a Santa Virgem por mãe, tem tudo!

Diversas pessoas, por todo esse tempo, deram suas vidas pela construção, edificação e consolidação desta bicentenária paroquia, situada no alto do Curimataú Paraibano, que guarda a pequena imagem da Virgem da Mercês, que ao refletir do céu seu olhar misericordioso, ilumina a todos os seus filhos espalhados nas mais diversas localidades.

Com informações e fotos: Pascom de Cuité-PB
Edição: Pascom Diocesana.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia