OVS nas foranias Agreste I e II e Cidade Sul e Oeste

Atualizado em 16/08/22 às 11:478 minutos de leitura805 views

No último final de semana, compreendido pelos dias 12 e 13, o Senhor Bispo Diocesano de Campina Grande se reuniu com clérigos e animadores da Obra das Vocações Sacerdotais, a OVS, de mais quatro foranias: Agreste I e II e Cidade Sul e Oeste.

O primeiro encontro foi na sexta-feira (12), na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São Bento, em Cabaceiras-PB, ocasião em que reuniu as foranias do agreste paraibano. No sábado, o encontro foi na Paróquia de Imaculada Conceição, no Ligeiro, ocasião que permitiu o encontro das foranias oeste e sul.

Os ditosos encontros proporcionaram três aspectos: primeiro, uma fala de gratidão do bispo; segundo, uma prestação de contas e terceiro, uma escuta das partilhas feitas pelos padres e agentes da OVS. Ademais, Dom Dulcênio também partilhou da sua alegria por tudo o que tem sido feito a partir das arrecadações da OVS.

O bispo deixou claro para os animadores, em ambas ocasiões, que o Seminário caminha graças ao trabalho de cada agente, que acredita, que reza, que ajuda a formação da casa seminarística com a OVS. Falou ainda, que no final do ano pretende ordenar jovens 5 diáconos (transitórios) que estão em estágios pastorais.

Por fim, Dom Dulcênio solicitou aos padres, bem como aos leigos, que tornem pública a carta dirigida para este semestre que pode ser conferida abaixo:

Por: Ascom
Fotos: Rafael Augusto

Veja a carta de Dom Dulcênio

Campina Grande, 05 de agosto de 2022

Estimados sacerdotes, religiosos, religiosas e fiéis leigos, animadores e contribuintes da Obra das Vocações Sacerdotais.

Eis que, com a gentil generosidade de vocês, conseguimos encerrar o primeiro semestre de 2022 de estudo dos nossos seminaristas, esperança do futuro da nossa Igreja Particular de Campina Grande. Esta etapa obteve um feliz êxito graças a Divina Providência que operou nos corações daqueles que rezam e contribuem com a Obra das Vocações Sacerdotais.

Como conquista concreta deste nosso conjunto e frutuoso trabalho, tivemos, no dia 05 de agosto (justamente no dia em que faço esta carta de agradecimento), a Ordenação Presbiteral do Diácono Helton Moura. O nosso coração se rejubila por mais um sacerdote para a nossa Igreja.

Entretanto, caros diocesanos, o Reino de Deus urge crescimento; sempre precisamos avançar nesta conquista de Cristo. Para tanto, venho, através desta costumeira e simples carta, incentivá-los para que continuem com as doações para a nossa tão necessária OVS. Reitero a este incentivo o pedido de que também cada contribuinte seja um ‘apóstolo (a)’ desta premente causa. Como? Pedindo aos familiares, parentes e amigos que estimulem no seio de nossa sociedade o surgimento de novas vocações ao sacerdócio para o nosso bem e para o bem da Igreja. Eis o primordial contributo: a propaganda ao sacerdócio no coração dos nossos jovens, apoiando-lhes vocacionalmente quando sentirem este belíssimo e divino chamado. O segundo se dá pelo acompanhamento na oração por todos os vocacionados ao sacerdócio, seja os que ainda se encontram no seminário, seja os que ainda se encontram no auxílio das atividades em suas paróquias. Em terceiro lugar, pela doação financeira a OVS, feita mensalmente. Ainda que sua doação seja mínima, que ela nos advenha repleta de caridade, de boa vontade. A Obra das Vocações Sacerdotais diz respeito a todos os católicos que sempre necessitam e necessitarão de “operários para a messe do Senhor” (cf. Mt 9,38).

Neste ano, o nosso seminário conta com o número de sessenta seminaristas, sendo quarenta e oito da nossa diocese e onze da diocese de Petrolina-PE; temos uma despesa mensal de R$ 126.000,00 (centro e vinte e seis mil reais). Além das despesas do seminário, também temos a mensalidade de alguns padres que se especializam nos estudos aqui no Brasil, na Itália e na Argentina, para melhor servir a nossa Igreja, especialmente o nosso seminário como professores.

Sozinho, meus irmãos e irmãs, o Bispo não pode nada. Conto com a Providência de Deus e com a generosidade do meu povo. Deus sempre faz sua empreitada, façamos também a nossa! “O sacerdote é o amor do Coração de Jesus”, já dizia São João Maria Vianney. Auxiliemos que o sublimíssimo Coração ame e palpite ainda mais em nosso meio.

A todos, concedo, cordialmente, a minha bênção!

Dom Dulcênio Fontes de Matos
Bispo de Campina Grande