Bispos do Nordeste 2 participam de Encontro Fraterno em Mossoró (RN)

Postado em 15/08/22 às 11:392 minutos de leitura1040 views

O episcopado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Regional Nordeste 2 (CNBB NE2) visitou a Diocese de Mossoró (RN) dos dias 8 a 11 deste mês. A programação faz parte do encontro fraterno realizado anualmente com o intuito de fortalecer a comunhão e promover mais uma oportunidade de partilha entre os religiosos.

Durante o período de permanência na diocese, os bispos e arcebispos puderam conhecer mais de perto o funcionamento da Igreja potiguar em visitas à Cúria Diocesana, ao Seminário Santa Teresinha, ao Colégio Diocesano e à Faculdade Católica. Os epíscopos também visitaram a residência episcopal e conheceram o jardim com árvores frutíferas e palmeiras cultivadas pelo bispo anfitrião, dom Mariano Manzana.

Encontro fraterno reuniu episcopado do NE2 em Mossoró | Foto: Pascom Mossoró

“Sempre soubemos da falta de padres no início do pastoreio de Dom Mariano e hoje sabendo que já ordenou mais de 50 sacerdotes, e que muitos estão na caminhada vocacional é uma alegria para todos nós”, afirmou o arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, ao passear pela estrutura onde estudam mais de 40 seminaristas.

A comitiva da CNBB NE2 participou, na quarta-feira (9), das comemorações de um ano do Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa. Vinculado à Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, o espaço atingiu a marca de 10 mil atendimentos gratuitos nas áreas de psicologia, fisioterapia e assessoria jurídica nesses primeiros 12 meses de funcionamento.

Bispos visitam área de produção de sal, em Mossoró | Foto: Pascom Mossoró

Os bispos ainda visitaram uma das inúmeras salinas que compõe o polo econômico de Mossoró e é responsável pela produção de mais de 90% de todo o sal consumido no Brasil. “Saímos daqui impressionados com o ministério de dom Mariano e inspirados na volta para casa”, disse o bispo de Caruaru (PE), dom José Ruy Gonçalves Lopes.

Antes da volta para casa, os bispos e arcebispos que ficaram hospedados na cidade litorânea de Tibau, distante 30 quilômetros da sede diocesana, aproveitaram um passeio de barco pela orla.

Com informações e fotos da Pascom Mossoró
Matéria extraída do site da CNBB NE 2