20º Domingo do Tempo Comum: O fogo e a ação do Espírito Santo

Atualizado em 19/08/22 às 13:344 minutos de leitura1736 views

O Tempo Comum na Liturgia da Igreja comunica a beleza da presença de Deus em meio ao seu povo, sendo um tempo de esperança e acolhimento da Boa Nova. Neste 20º Domingo do Tempo Comum, Jesus expressa que veio mostrar o seu amor, veio trazer o Espírito Santo para instruir todas as coisas.

O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Missa do Lar, pela manhã, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, ocasião que marcou a abertura da Semana Nacional da Família. Nesta mesma missa, o bispo rezou, abençoou e felicitou todos os pais pelo dia a eles dedicado.

À noite, esteve na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Lagoa Seca-PB, quando participou do novenário da festa da Padroeira; lá, o Bispo foi acolhido com muita alegria pelo povo de Deus.

Homilia

“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso” (Lc 12,49); a missão de Jesus foi a de resgatar, remir, restaurar a humanidade, e, por essa razão, ele veio trazer o fogo purificador à terra. Segundo Dom Dulcênio, esta frase do Senhor tem a ver com a Sua missão salvadora, consumada no mistério pascal de Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

“Podemos pensar que, assim como, na lei da Física, três são os elementos do fogo — combustível, comburente e calor —, analogamente, o Espírito Santo produz isto no coração daqueles que se abrem à Sua ação. O combustível espiritual é a alma do homem, que queima na experiência de amor com o Fogo celestial, que é o comburente, o que nos inflama, o Espírito de Deus. É neste contato comprometedor que se gera uma reação, o calor, que aquece, transforma, que modela e ilumina”, destacou o Bispo.

Aprofundando um pouco mais a pregação, o Bispo disse que o desejo de Jesus em lançar fogo sobre a terra, significa ser um sinal da manifestação do amor eterno de Deus para com toda a humanidade, auxiliando o homem desta forma, a também completar-se de amor por Deus.

“O forte desejo de Jesus em ver-nos inflamados, ao que em simultâneo nos fala do amor divino, pela exigência, também nos impulsiona. Pondo-nos nas bifurcações do mundo, para, de maneira providente e livre, escolhermos o Senhor, o fogo do Espírito também nos purifica para ajudar-nos neste discernimento salutar”, disse.

No término de sua pregação, pediu ao bom Deus que inspire a todo cristão a seguir firme com os olhos fixos em Jesus, a fim de que todos se tornem, a partir de suas vidas, uma oferta agradável ao Pai.

Semana Nacional da Família

Neste domingo (14), em comunhão com toda a Igreja no Brasil, foi dado início à Semana Nacional da Família, e, por essa razão, Dom Dulcênio, sendo o bispo referencial para a Vida e Família no Regional Nordeste 2, incentivou seu povo a buscarem viver com fervor esta semana dedicada às famílias.

Por: Ascom | Correção: Padre Márcio
Fotos: Prints da transmissão da Catedral com fotos da Pascom de Lagoa Seca-PB

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia