Diocese de Campina Grande cria nova Paróquia de São Francisco de Assis

Postado em 12/08/22 às 00:206 minutos de leitura1642 views

Situada no bairro do Cruzeiro, a nova Paróquia de São Francisco de Assis, foi erigida neste dia 11 de agosto, memória de Santa Clara, em solene celebração presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que na mesma ocasião empossou como primeiro pároco da referida paróquia, o Padre José Hermes.

A missa contou com a presença do Bispo Emérito de Palmares-PE, Dom Genival Saraiva, além de sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, dezenas de fiéis que compõe a nova paróquia e de outras paroquias e cidades, tornando um momento jubiloso e significativo. Na homilia proferida por Dom Dulcênio, ele destacou que o perdão é um ato que gera cura e renovação interior, ensinando que toda vez que se pede perdão dos pecados a Deus, Ele concede com liberdade e misericórdia:

“Perdoe de coração a seus ofensores, se você quer também que o Senhor o perdoe! A sua dureza de coração para com o seu próximo fará com que o coração de Deus se feche também para você. Caminhemos perdoando para sermos, também, perdoados”, pregou.

Ao falar sobre a nova Paróquia, o bispo agradeceu a Deus pelo feito histórico que eleva à capela de São Francisco, à condição de Matriz, ao tempo em que pediu aos fiéis da referida paróquia que zelem e se dediquem ao máximo na propagação do Reino de Deus.

“Meu pensamento e o meu coração são de um só agradecimento a Deus pelos padres e leigos que, ao longo dos tempos, foram construindo esta comunidade que hoje se torna madura. A estrutura eclesial foi-se firmando gradativamente, à medida em que foram se incorporando as comunidades dos fiéis, unidos pela identidade da fé e do amor recíproco. E assim se ergue, maravilhosamente, o edifício da Igreja, a Igreja de Cristo”.

E prosseguiu: “Queridos paroquianos passem a amar a sua Paróquia, o seu pároco, as pastorais, a catequese, os movimentos, porque o amor à Paróquia é um sentimento que não se adquire sem mais nem menos. É preciso desenvolvê-lo, a começar da frequência aos Sacramentos, especialmente a Santa Missa aos domingos e dias santos de guarda”.

Para colaborar na missão, conduzindo esta parcela do rebanho do Senhor, o bispo delegou para a função de Pároco, o Padre Hermes, e ao referenciar o novo desafio do padre, lembrou os exemplos de Santa Clara e de São Francisco, pedindo ao padre e aos fiéis que vivam a caridade e o amor aos pobres.

“Pe. Hermes e paroquianos de S. Francisco de Assis. Sob a proteção de São Francisco e Santa. Clara, Deus derrame bênçãos e graças ao pastor e aos fiéis desta nova Paróquia de nossa querida Diocese de Campina Grande em seus 75 anos de missão”, concluiu.

Sobre a nova Paróquia

A Igreja Matriz de São Francisco fica situada na Avenida Almirante Barroso, e é bastante conhecida; quem por lá passa, certamente já tenha visto uma pequena capela com um cruzeiro dentro; a referida capela foi construída em 1889, isto é há 133 anos, e o cruzeiro, teria originado o nome de um antigo povoado, consequentemente o bairro atual do Cruzeiro; segundo consta na história, o local se tornou devocional com a realização de romarias e procissões, caracterizando um lugar de peregrinação.

A Igreja Matriz começou a ser construída em 1938 e terminou em 1942; em 2005 passou por uma reforma e foi ampliada para o tamanho atual. Como paróquia, ao todo serão 4 comunidades: a Matriz de São Francisco, a igreja de Santa Clara, no bairro do Rosa Cruz; a comunidade de Santo Agostinho, no bairro do Novo Cruzeiro e a área pastoral da comunidade de São José, que fica no Jardim Paulistano, esta última, ainda sem templo.

Acerca do Padre Hermes

Padre José Hermes ingressou no Seminário Propedêutico em 1992, no Seminário maior no ano de 1994, tendo sido ordenado em 13 de outubro de 2000. Sua primeira paróquia foi a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, em Umbuzeiro; a segunda, a Paróquia de Santo Antônio, em Campina Grande, estava até então, na paróquia de Santa Ana, na cidade de Soledade.

Por: Ascom |Correção: Beatriz Macedo
Fotos: Matheus Borges