18º Domingo do Tempo Comum: “A vida de um homem não consiste na abundância de bens”

Atualizado em 13/08/22 às 23:316 minutos de leitura1100 views

Neste último dia do mês de julho, 31, a Igreja celebra o 18º Domingo do Tempo Comum e adverte aos seus fiéis acerca do acúmulo de bens e incentiva a busca pelos tesouros espirituais. O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, aprofundou essa reflexão nas missas por onde celebrou.

Neste domingo, bispo esteve em duas paróquias: pela manhã, celebrou missa festiva na Paróquia de Barra de Santana-PB, onde foi acolhido pelo Padre Fabiano Melo e seus paroquianos; e à tarde celebrou missa e crisma na Paróquia de Barra de São Miguel.

Homilia em Barra de Santana

Na primeira comunidade paroquial onde celebrou, a de Barra de Santana, Dom Dulcênio refletiu sobre a vida eterna, destacando que a realidade terrena é passageira, e que por essa razão, o cristão é chamado a contemplar as coisas do alto. “A ganância não apenas ilude o homem a respeito de Deus como também ofusca o próximo em nosso coração, empobrecendo-nos nos mais nobres sentimentos de dependência à Divina Providência e à Caridade para com o outro”, refletiu.

Ainda na comunidade de Barra de Santana, Dom Dulcênio deteve-se a falar sobre Santa Ana e São Joaquim, uma vez que a comunidade paroquial está celebrando as festividades da padroeira; acerca dos santos avós de Jesus, o bispo destacou a santidade existente na família de Nossa Senhora e pediu aos fiéis e famílias reunidas que buscassem o modelo da família de Nossa Senhora.

“Festejar Santa Ana e São Joaquim é celebrar a vida de família, por isso pergunto aos pais e mães e todos os fiéis: Por que vocês não imitam este belíssimo exemplo da santa mãe de Maria, entregando a Deus o que mais caro vocês têm aqui na terra, se assim for a vontade de Deus”? Questionou.

Ainda refletindo sobre Santa Ana, concluiu sua mensagem lembrando que os pais de Maria Santíssima, foram fiéis à vontade divina e por essa razão foram agraciados por Deus: “A exemplo de Ana e Joaquim que esperaram em Deus e tiveram paz, examine-se e veja se vives em paz, contente, satisfeito; se não estiver, é porque Deus não está encontrando espaço em seu coração. Assim como Santa Ana e São Joaquim, vivam profundamente o amor e a entrega a Deus”, concluiu.

Missa em Barra de São Miguel.

Na outra Barra, a de São Miguel, Dom Dulcênio presidiu a Missa com o rito da crisma de 26 jovens e adultos; na ocasião, o bispo e os seminaristas foram acolhidos pelo Padre Jefferson Barbosa e por toda a comunidade.

Na homilia proferida a esta comunidade, o bispo exortou a todos a buscarem os bens espirituais, as coisas do alto, o eterno, a vida em Deus; lembrou também que as realidades terrenas são ilusórias e que a única riqueza está em Jesus Cristo, sendo o único e sumo bem de todo o cristão:

“Ser rico diante de Deus é ser pobre; ser pobre diante de Deus é ser rico. Nesta afirmativa paradoxal, somos todos responsabilizados a que usemos do que nos é concedido com sabedoria e desprendimento, porque tudo passa e só Deus nos é suficiente. E, como estamos a subir as escarpas deste mundo para o céu, não queiramos nos sobrecarregar com o que não nos é essencial, porque somente um o é”, pregou.

Por: Ascom | Correção: Padre Márcio
Fotos: Pascom de Barra de Santana e Pascom de Barra de São Miguel