Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Sumé-PB, tem novo Pároco

Atualizado em 13/08/22 às 23:295 minutos de leitura287 views


O Padre José Marcondes é o novo Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com sede na cidade de Sumé-PB; ele foi empossado em Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que contou com a participação de padres, seminaristas, o povo de Deus e autoridades. Na ocasião, o bispo apresentou aos paroquianos, o Seminarista Douglas, que fará seu estágio pastoral em Sumé.

"Me coloco como servidor! Jesus diz: aquele que quiser ser o maior, sirva. Então, é isso que eu quero ser. Apesar das minhas limitações, quero ser o primeiro servidor dessa paroquia". Foi com essas palavras, que o novo pároco acolheu a sua nova paróquia e o povo de Deus que lhe foi confiado, se dispondo como servidor. Mas, antes disso, Dom Dulcênio saudou o Padre Marcondes e lhes desejou votos de uma vida abençoada e feliz na nova missão.

A reflexão trazida por Dom Dulcênio, na homilia, foi sobre o valor inestimável do Reino de Deus. Segundo o bispo, aquele que encontra o Reino dos Céus deve abandonar tudo para entrar nele. “Significa que é preciso desapegar-se de tudo o que é da terra, pois a posse de Deus é incompatível com a desmedida ânsia pelos bens da terra”, pontuou.

O bispo também destacou a importância de uma caminhada conjunta entre os fiéis e o seu Padre pedindo-lhes que, ambos, fizessem a vontade de Deus e encontrassem a pérola do Reino dos céus a partir das celebrações litúrgicas e da vida fraterna.

“É uma alegria se doar pelo Reino de Deus na comunicação do Evangelho. Como sacerdote, você deve levar todos à experiência da vida divina, e isto dá-lhe a graça necessária para cumprir as divinas tarefas, relacionadas ao ministério sacerdotal.  Pe. Marcondes, o senhor é chamado a ser de Deus e, como consequência, ser humano. Essa é a sua, a nossa base para viver o serviço ao Povo de Deus. A oração liga o senhor a Deus e ao seu povo, e leva o povo a ligar-se com Deus que é Pai de todos”.

Fazendo alusão ao Ano da Caridade, que está em curso na Diocese, o bispo pediu ao Padre que jamais se esqueça dos pobres: “Nunca esqueça do trabalho com os pobres de todas as situações, está é uma das muitas missões do Pároco. Faz parte de seu coração de pastor. Tanto nas preocupações sociais, que tantas dificuldades enfrentam hoje – como dos dependentes químicos – ou ainda no atendimento das pessoas para uma orientação espiritual, com seus problemas que machucam a vida. Mas, também o grande sacramento da confissão. É uma grande alegria ver como a pessoa vai embora perdoada e reconciliada e em busca de viver uma nova vida”, concluiu.

Sobre o Padre Marcondes

Tem formação filosófica no Seminário São João Maria Vianney, e formação teológica na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma. Possui Mestrado em Sagrada Teologia com especialização em Liturgia Pastoral, Instituto de Liturgia Pastoral em Pádua. Foi ordenado padre em 25 de abril de 2014 em Campina Grande.

Sobre a Paróquia

A Paróquia de São Thomé dos Sucurús foi criada aos 7 de fevereiro de 1943 e instalada aos 9 de fevereiro de 1943, por decreto de Dom Moysés Coelho, Arcebispo Metropolitano da Parahyba, quando ainda era distrito da cidade de Monteiro – PB. A paróquia mudou de nome em 1931, quando da construção da Igreja Matriz em honra à Nossa Senhora da Conceição. A sua construção foi iniciada com a colocação da Pedra fundamental aos 29 de novembro de 1931 e abençoada aos 19 de setembro de 1937 (em estado inacabado), e em 8 de dezembro de 1946 foram concluídos os trabalhos. Ao longo da história, 11 padres passaram pela paróquia, sendo o Padre Marcondes, o décimo segundo Pároco. Atualmente, a paróquia possui 16 comunidades.

Por: Ascom com apoio na matéria, Pascom Paroquial
Correção: Beatriz Macedo e Padre Márcio
Fotos: Pascom Paroquial

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)