Festa de São Cristóvão, no bairro do Centenário

Atualizado em 26/07/22 às 11:274 minutos de leitura949 views

A Festa da Paróquia de São Cristóvão, que fica no bairro do Centenário, chegou ao fim neste dia 25 de julho, dia em que igreja lembrou a santidade São Tiago Maior (Apóstolo), e também de São Cristóvão, e para celebrar essas motivações, o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo Pároco, Padre Van Victor, pelo Vigário Padre Romualdo e pelo Padre André; na assistência litúrgica o Diácono Marcelo, contando também com a presença de alguns seminaristas e participada por dezenas de fiéis.

Na homilia, Dom Dulcênio destacou que a festa de São Cristóvão coincidiu com a Festa de São Tiago Maior, Apóstolo, e uma característica que os tornam em comum, é que ambos foram martirizados. Nesse intento, o bispo contextualizou um pouco da história de cada santo que foram fiéis em suas missões.

“Olhando para as vidas de São Cristóvão e de São Tiago, a liturgia nos ensina sobre a missionariedade, tendo os dois como exemplos.  São tesouros que vieram de Deus e que as mãos e os pés dos Apóstolos possibilitaram que chegasse aos confins da terra a tantas pessoas. Tesouros que lhes custaram muito sofrimento, como: aflições, angústias, perseguições, ameaças, tropeços, enfim: muita dor, semelhante às dores de Jesus”, aludiu.

No Evangelho proclamado, Mateus 20,20-28, Jesus ensina aos seus discípulos que ‘quem quiser se tornar grande, torne-se primeiro um servidor’; nesse sentido o bispo ensinou que é preciso seguir Jesus na gratuidade, no amor-serviço.

“Jesus ensina, que os seus discípulos devem ter atitudes diferentes daquelas dos chefes das nações. Eles têm poder e oprimem os que não têm. Jesus aproveita a ocasião e lhes dá uma catequese quanto ao discipulado. Entre os discípulos, o maior e primeiro é o que serve. O discípulo deve necessariamente se assemelhar ao Mestre. São Cristóvão e São Tiago, à semelhança de Jesus, foram martirizados”, destacou.

E concluiu a sua reflexão destacando que São Cristóvão foi um modelo de caridade, isto é, viveu na prática a caridade, quando passou e enxergar no próximo a pessoa de Jesus Cristo e o tratar como tal; também disse que o santo padroeiro foi um homem obediente à graça divina:

“São Cristóvão era obediente aos impulsos da graça divina, e esta lhe abriu as portas do redil de Cristo, transformou-o em grande Apóstolo, levou-o ao ponto mais elevado da santidade e proporcionou-lhe a coroa do martírio”, disse.

A festa deste ano teve início no último dia 16, com uma programação marcada pelo novenário e demais atividades, como procissão motorizada, quermesses, feijoada e show de prêmios.

Por: Ascom | Correção: Beatriz Macedo
Fotos: Pascom de São Cristóvão.

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia