Kénosis: jovens da RCC participam de retiro em Campina Grande

Postado em 12/07/22 às 15:555 minutos de leitura1137 views

 

 


No último fim de semana (09 e 10), o Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica promoveu o primeiro Kénosis ao nível diocesano, retiro de cura interior para jovens dos grupos de oração. O encontro foi sediado em Campina Grande, na Comunidade Cristo Rei, localizada no bairro Santa Rosa. Momentos de louvor, pregações, missas, adorações ao Santíssimo Sacramento e outras atividades animaram o evento. 

Neto Medeiros, 23 anos, expressa a importância do Kénosis para responder às questões da juventude, por meio de abordagens teológicas e científicas, tais como: liderança, vocação, identidade, afetividade e sexualidade, ideologia de gênero, namoro e vida em comunidade. “O Kénosis propõe ao jovem um encontro com o Senhor a partir de um esvaziamento interior. Sabemos que a juventude e todos nós carregamos acidentes, carências e feridas que são abertas e fechadas. Então, nós precisamos abrir mão de tudo isso para que sigamos nesse projeto que Ele nos chama”, diz o coordenador diocesano do Ministério Jovem.

Seguindo os ensinamentos do Papa Francisco, ao afirmar que “o maior evangelizador de um jovem é outro jovem”, o Kénosis é um evento “de jovem para jovem” em sua essência. O rosto da juventude católica se revelou sobre homens e mulheres ao longo do projeto de santidade de Deus, pelo qual muitas figuras bíblicas e santos da Igreja assumiram o seu chamado, a exemplo do Rei Davi, do profeta Jeremias, da Virgem Maria, de Santa Teresinha do Menino Jesus e do Beato Carlo Acutis, o padroeiro da internet, grande meio de evangelização dos tempos presentes.

A estudante de geografia Gislayne Pontes, 22 anos, participou do Kénosis no ano passado em Bananeiras/PB e percebe a renovação do agir de Deus a cada encontro: “A gente precisa pedir ao Espírito Santo diariamente, porque o Espírito Santo é o novo, porque o Senhor sempre quer nos impressionar, chamar a nossa atenção. É como um pai que chega com o presente para o filho de surpresa. Deus nos atrai para a Sua presença e nos surpreende”, sublinha a coordenadora diocesana do Ministério Universidades Renovadas.

As maravilhas de Deus se movem pelas entrelinhas de Yulle Feitosa, 25 anos, e um louvor de gratidão se enfatiza sobre as lembranças de cada experiência. “Tem sido uma graça de devolução poder voltar ao primeiro amor, à origem daquilo que o Senhor nos chamou e nos convidou a viver, deixando de lado os acidentes que aconteceram e fizeram parte de nossa vida. Jesus nos dá dignidade e revela para nós a nossa identidade”, partilha a estudante de medicina, serva no Ministério Universidades Renovadas.

Entre os sacerdotes e os representantes do Clero que passaram pelo encontro, o Padre Rodolfo Lucena estendeu palavras de ânimo aos jovens carismáticos e um convite para o DNJ (Dia Nacional da Juventude) da Diocese de Campina Grande, proposto para o próximo 24 de julho.

O Kénosis foi lançado em 2018 pela Secretaria Latino-Americana de Jovens da Renovação Carismática Católica, porém a sua primeira edição na Paraíba ocorreu em 2021, ao nível estadual.

Por: Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica da Diocese de Campina Grande

Imagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notíciaImagem da notícia

Comentários (0)